Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Espetáculos -Teatro, Cinema, Shows e Afins sábado, 16 de novembro de 2024

ALIENAÇÃO AFROFUTURISTA CONVIDA VOCÊ A DANÇAR (POSTEGEM DO LEITOR GABRIEL)

Alienação Afrofuturista convida você a dançar com novo single "CADÊ"

Uma mistura de Afrobeat, Rap e Swing Ancestral; O single é o primeiro lançamento do seu disco novo com Cabês previsto para 2025

Na sexta-feira, 15 de novembro, Alienação Afrofuturista lança seu novo single, “CADÊ”, disponível em todas as plataformas de música. A faixa é uma parceria com o amigo e produtor de longa data Cabês, que colaborou com o artista em marcos anteriores da carreira, como o primeiro single “Fast Lane” (2009), o sucesso “Resistência à Flor da Pele” (2020) com o nigeriano Osas Destiny, e o álbum de estreia “Wambua” (2018), que contou com participações de peso, como Dow Raiz, Jhayam e Lemoskine.

A faixa mistura o afrobeat abrasileirado, inspirado em Fela Kuti e Chico Science, com uma pegada intensa e dançante. Com vocais que lembram os Beastie Boys, Alienação Afrofuturista traz um questionamento que ecoa na mente do artista, enquanto o refrão pergunta onde está a pessoa que ainda não se deixou levar pela dança. As rimas, permeadas de ideias afrofuturistas, traduzem a marca do artista, explorando temas de ancestralidade e empoderamento. O ritmo contagiante, reforçado por guitarras e trompetes, cria uma atmosfera vibrante e cheia de movimento, convidando todos a não ficarem parados.

O single chega acompanhado de um videoclipe, com direção e produção artística do multiartista Relvi e figurinos da Hype Brasil. “CADÊ” é o primeiro lançamento de 2024 e antecipa o próximo álbum de Alienação Afrofuturista, fruto da parceria com o produtor Cabês e o selo Awma Music, previsto para o final de 2025.


Ouça agora “CADÊ” - ALIENAÇÃO AFROFUTURISTA (prod. Cabês)

Ouça em todas as plataformas digitais: https://onerpm.link/764019252087
Assista ao videoclipe: https://youtu.be/cVN6AJPfOwo


ALIENAÇÃO AFROFUTURISTA

Alessandro Ramos da Cunha, cantor e compositor natural de Terra Roxa/PR, iniciou sua carreira musical como Alienação Afrofuturista em 2008, em Foz do Iguaçu, e migrou para a capital paranaense em 2009. Traz em sua arte a fusão de Rap, Reggae e África, de onde vem bebendo artisticamente cada vez mais na fonte de sua ancestralidade, sempre com uma visão futurista.

Em sua carreira, fez diversas participações musicais: Congo Natty (Reino Unido), No Finger Nails (Itália), Radiola Santa Rosa e Fresh Poulp Souk System (França), entre outros, e em 2013 lançou o EP “Outra Era, Outro Tom” com o produtor D-Solution. Seu primeiro álbum, “Wambua”, foi lançado em 2019 com a produção de Cabês, contando com participações de peso, como Dow Raiz, Jhayam e Lemoskine. Em 2020, o artista se tornou vocalista da banda Machete Bomb, onde lançou 4 discos. Já se apresentou em diversos estados brasileiros e em grandes festivais, como Tribaltech, Psicodália, Reunion of Dubs, Subtropical, entre outros, e em 2022 recebeu o prêmio FIMS de personalidades negras na música.

Atualmente, trabalha em vários projetos, entre eles o disco “Barril Dobrado” em parceria com o produtor e beatmaker baiano Dr. Drumah e também no novo disco da banda Machete Bomb. Em 2024, retorna com seu projeto solo, com o single “Cadê”, produzido por Cabês, e promete um novo álbum para 2025 pelo selo Awma Music.


 

CABÊS

O MC e produtor musical Ricardo Pires, também conhecido como CABÊS, nasceu em Curitiba e atualmente mora em São Paulo. Já caminha pela estrada do Hip-Hop há mais de 18 anos e, como rapper, lançou 4 discos solos: “Todo Dia É Assim” (2009), “Pra Onde As Pessoas Vão” (2012), o EP “Revolução Constante, Evolução Permanente” (2013), e “O Tempo É Agora” (2017), além de diversos singles e participações.

Como produtor musical, fundou seu estúdio Track Cheio em 2004 e, entre gravações, produções e mixagens, já realizou trabalhos com grandes nomes do Rap e R&B brasileiro: Rapadura, Dow Raiz, Max B.O, Altniss, Matéria Prima, Vanessa Jackson, Lívia Cruz, Zudizilla, Iky Castilho, Coruja BC1, Karol Conká, Contra Fluxo, Alienação Afrofuturista, Yago Opróprio, Karol de Souza, entre outros. Em 2022, lançou o EP “Retratos Vol. 1”, reunindo diversos cantores de R&B.

Em 2023, lançou os três primeiros singles do seu novo trabalho: “Apurando”“Derrubando Mitos” e “Ruas Sem Dono”, além do recente single “Fundamento” com participação do rapper mineiro Matéria Prima, antecipando o que vem em seu novo disco, “CICLOS”, previsto para 2025.


Sobre Awma Music: O selo de música urbana, que é um braço do Estúdio Track Cheio, foi criado por Cabês em 2018 e traz sonoridades baseadas no Hip-Hop e suas vertentes: Rap, Trap, R&B, Dancehall são alguns dos estilos que você vai encontrar nos trabalhos do selo. @awmamusic

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros