AGRADECIMENTOS - MEMORIAL BALSENSE
Raimundo Floriano
Na conclusão deste meu sexto trabalho literário, sou agradecido a Deus pelo tempo de vida que me está concedendo, com saúde, capacidade intelectual e disposição para não deixar que passe em branco, não desperdiçar tão maravilhosa dádiva.
Composto em sua totalidade por fatos históricos e flagrantes da vida real, característica dos textos que produzo, deixo aqui expresso meu profundo reconhecimento às pessoas e entidades que me auxiliaram na obtenção de fatos, dados e imagens, ajuda sem a qual seria impossível chegarmos ao resultado perseguido, adiante relacionadas em ordem alfabética:
Airton Coelho e Silva – Meu primo, médico, florianense radicado em Teresina, pela pesquisa no Cartório do Registro Civil daquela cidade.
Alberto Ribeiro da Silva (in memoriam) – Meu primo, contador, balsense, pelo riquíssimo depoimento escrito que deixou, com preciosas informações sobre sua vida sertaneja e, especialmente, dados e fatos históricos sobre seu pai, o Tio João Ribeiro.
Alessandra Sousa de Moraes Rêgo – Professora, filha do Professor Luiz Rêgo, residente em São Luís, pelas informações sobre a família e pelas fotos de seu pai.
Aline Berto – A Papisa Aline da Igreja Sertaneja, mulher do Papa Luiz Berto I, minha amiga, encarregada da parte técnica na editoração do Jornal da Besta Fubana, pelo carinho dispensado à Coluna de Raimundo Floriano, adaptando meus textos e imagens à formatação do blog.
Ana Lúcia Leite de Castro – Devota de Bom Jesus da Lapa, pelo resgate da letra e da melodia de seu Hino.
Barão de Itapary – Como é conhecido o advogado, escritor, professor e acadêmico Joaquim Itapary, neto do primeiro Barão de Itapary, pelos dados biográficos do Professor Luiz Rêgo.
Batalhão da Guarda Presidencial – Laboratório Fotográfico – Pelas fotos do Coronel Elias e da palmeira que plantei naquele quartel.
Cartório do 2º Ofício de Balsas – Pela gentileza de franquear-me a pesquisa de registros e documentos.
Cesário Barbosa Bonfim, o Barbosinha – Meu amigo, jurista, funcionário público e escritor, cearense radicado em Balsas desde a infância, depois em Itacajá e em Goiânia, pelas informações sobre seu tempo de estudante no Educandário Coelho Neto.
Delzenir Cavalcante – Filha de Dona Inês, personagem deste livro, por enviar-me fotos inéditas de sua mãe.
Edilza Virgínia Pereira – Minha amiga, professora e escritora, agitadora cultural balsense, personagem deste livro, pela foto de página do Jornal de Balsas e pela rememoração de várias estrofes das Cantigas de Reis.
Edwaldo Reis da Silva (in memoriam) – Saudoso amigo e conterrâneo, pelas informações sobre o tempo de sua infância em Balsas.
Elba Souza de Albuquerque e Silva Chiappetta – Minha primogênita, Bacharel em Direito e Letras-Tradução, analista judiciária, personagem deste livro, pela revisão e pelo incentivo diário no desenrolar deste trabalho.
Estúdio Verbo Vivo – Sediado em Brasília, pela realização, com seus cantores, da gravação dos Hinos de Santo Antônio, São Sebastião e Bom Jesus da Lapa.
Felipe Rodrigues – Cantor brasiliense, personagem deste livro, por participar da gravação dos Hinos de Santo Antônio e São Sebastião.
Foto Sakura – Laboratório Fotográfico balsense, pelas reportagens fotográficas, especialmente no Educandário Coelho Neto.
Google – Fonte virtual de informação, por ser indispensável ferramenta na busca de dados e imagens.
Izaura Maria de Sousa e Silva – Minha prima e cunhada, casada com meu irmão Bergonsil de Albuquerque e Silva, residente em Niterói, pela revisão ortográfica e gramatical e também por municiar-me com dados essenciais relativos a nosso sertão.
Janclerques Marinho Melo – Meu amigo, escritor florianense radicado em Teresina, editor do Portal de Floriano, pelas pesquisas em órgãos diversos do Piauí.
João Pecegueiro – Meu primo por afinidade, como é conhecido João Dias Rezende Filho, Padre da Igreja Católica Apostólica Romana e da Igreja Sertaneja, subordinado a este Cardinalato, pelas inúmeras pesquisas realizadas na Capital Timbira.
João Ribeiro da Silva Neto – Filho de meu primo Alberto Ribeiro, músico, pelo fornecimento de cópia da única foto existente sobre João Ribeiro da Silva, seu avô e meu tio, prestando-me, ainda, muitas outras informações relativas a nossa família.
João Ribeiro da Silva Sobrinho – Meu primo, por relembrar fatos desconhecidos pela maioria dos balsenses sobre o trabalho do Professor Joca Rêgo, como a jornada ao Riachão, e a peregrinação feita com Dons Inês ao Santuário de Bom Jesus da Lapa, na Bahia.
Jorge Rocha – Meu amigo, músico, baiano radicado em Brasília, pelo assessoramento em assuntos diversos, na computação gráfica, e gestões no sentido de que fossem gravados os diversos hinos constantes deste livro.
José Albuquerque e Silva – O Carioquinha, meu irmão, personagem deste livro, pela revisão e também pelo abastecimento de muitos fatos atinentes a nossa infância balsense.
José Aluizio da Silva Soares – Meu amigo, médico balsense radicado em Fortaleza, pelas valiosas informações relativas a seu tempo de estudante no Educandário Coelho Neto.
José Armando Costa – Meu amigo, e vizinho na SQS 215, caxiense, bancário, personagem deste livro, por presentear-me com os dois volumes do Álbum do Maranhão, alentada coletânea sobre todos os Municípios maranhenses, fartamente ilustrada, fonte de constantes pesquisas.
Juarez Leite – Meu amigo, artista plástico, pelos desenhos e capacidade criativa que muito valorizaram o aspecto visual de meus escritos.
Julimar Queiroz de Araújo – Meu amigo, fotógrafo balsense, filho do também meu amigo Assis, pela produção de algumas das fotos ilustrativas deste livro.
Lucélia Ribeiro Coelho – Professora e escritora sul-matogrossense radicada em Balsas, autora do livro Joca Rêgo, o Mestre Idealizador, pelas ricas informações nele contidas.
Luiz Berto Filho – O Papa Berto I da Igreja Sertaneja, escritor consagrado, meu amigo desde os tempos da caserna, por hospedar no Jornal da Besta Fubana, do qual é proprietário e editor, a Coluna de Raimundo Floriano, onde tenho a oportunidade de divulgar o nome de minha aldeia.
Mara Souza de Albuquerque e Silva – Minha caçula, Bióloga, personagem deste livro, pelo trabalho fotográfico, tanto no lançamento em Balsas quanto aqui em Brasília.
Márcia Regina Bernardo – Neta de Ascendino Pinto, personagem deste livro, pelo envio da foto de seu avô com a família, identificando todos os que dela participaram.
Maria da Consolação de Oliveira Andrade – Professora, Coordenadora da Comissão de Apoio à Capela do Cajueiro, personagem deste livro, pelo resgate do Hino de São Sebastião.
Maria de Jesus Pereira Reis – Devota de Bom Jesus da Lapa, personagem deste livro, pelo resgate da letra e da melodia de seu Hino.
Maria do Socorro Ferreira Vieira – Minha amiga, Assessora Cultural e para o que der e vier, por mostrar-se incansável na obtenção de imagens, informações, dados cartoriais e outros, sem os quais este trabalho não chegaria ao final desejado, principalmente no item veracidade.
Maria Flory da Silva Costa – Minha prima, professora, residente em Floriano, pela pesquisa no Cartório do Registro Civil daquela cidade.
Maria Violeta e Silva Kury - Minha prima, personagem deste livro, filha do Tio Cazuza, moradora em Balsas, memória espetacular, pelos dados históricos de nossa cidade e pela identificação, juntamente com a Zélia, das componentes do Reis da Dona Antônia.
Maria Zélia Albuquerque Aguiar – Minha prima, odontológa e ourives, personagem deste livro, filha da Tia Antônia, balsense radicada em Goiânia, memória fabulosa, pelos dados referentes ao passado da família e pela identificação, juntamente com a Violeta, das componentes do Reis da Dona Antônia.
Mário Cardoso – Cantor, pela autorização para o uso de sua gravação do Hino de Nossa Senhora do Coco da Aparecida, de autoria do Padre Ugo Montagner.
Mércia Cairis – Cantora, mulher do amigo Jorge Rocha, personagem deste livro, pelo assessoramento em todos os campos da Informática, além da gravação dos Hinos de Santo Antônio, São Sebastião e Bom Jesus da Lapa.
Paulo Augusto Soares Bandeira – Meu amigo, maranhense, pioneiro de Brasília, veterano do BPEB, pelas gestões no sentido de colocar-me em contato com a família do Professor Luiz Rêgo.
Raimundo de Sousa e Silva Filho, o Doutor Raimundinho – Meu sobrinho, odontólogo, por ter-me presenteado com CD contendo o Hino de Nossa Senhora do Coco da Aparecida e por uma foto do Rio Balsas, postada no Facebook.
Renata Vasconcelos – Cantora, personagem deste livro, por ter participado da gravação do Hino de Bom Jesus da Lapa.
Sileimann Kalil Botelho (in memoriam) – Saudoso amigo, poeta e escritor conterrâneo, personagem deste livro, pela crônica sobre o Festejo de Santo Antônio e pela rememoração de muitos fatos balsenses.
Silvana Maria Sócrates Teixeira – Minha amiga, Professora da Escola de Música de Brasília, aqui residente, personagem deste livro, pela elaboração das partituras dos Hinos nele constantes.
"
"