AGRADECIMENTOS
Raimundo Floriano
Chegando ao final deste trabalho, quero expressar meu reconhecimento ao incentivo e à ajuda que recebi das mais diversas fontes, pessoas e entidades, para que me fosse possível alcançar o objetivo de lançar nova criação literária no cenário editorial.
Tratando-se de um livro baseado todo ele em fatos históricos e flagrantes da vida real, muito me valeram os compêndios já existentes, os depoimentos de pessoas mais vividas e, consequentemente, mais experientes, algumas delas personagens aqui retratadas, e todas as formas de cooperação e interatividade, no intuito de que fosse atingida a meta desejada.
Meus agradecimentos, portanto, a todos os que adiante são mencionados, em ordem alfabética:
Batalhão da Guarda Presidencial - BGP - Laboratório Fotográfico – Forneceu-me a foto de sua Banda de Corneteiros.
Batalhão de Polícia do Exército de Brasília - Batalhão Brasília - BPEB - Laboratório Fotográfico – Forneceu-me a foto de sua Banda de Música.
Bernardo Melo Filho - Meu amigo dos velhos tempos - Empresário teresinense – Ajudou-me a recompor meus primeiros passos ao chegar a Teresina, em 1950, assim como reavivou-me a memória quanto aos nomes das novas amizades ali construídas.
Câmara dos Deputados - Centro de Documentação e Informação – Enviou-me a fotografia do Senador Meira Filho.
Cesário Barbosa Bonfim, o Barbosinha - Bacharel em Direito, funcionário público e cearense radicado em Balsas desde a infância – Autorizou-me a utilizar seu texto sobre a balsa, sem a ajuda do qual me seria dificílimo discorrer acerca do tema.
Cândida Corrêa Côrtes Carvalho - Jornalista mineira, irmã de Sebastião Corrêa Côrtes – Enviou-me a foto e dados biográficos do seu irmão.
Delisa Pessoa La Noce - Filha do Comandante Félix Pessoa – Forneceu-me a fotografia e dados para ilustrar o perfil de seu pai.
Elba Souza de Albuquerque e Silva - Minha filha - Bacharel em Direito e Letras - Tradução e Analista Judiciária do STF – Complementou o trabalho do revisor ortográfico do Word.
Eloy Coelho Netto (In memoriam) - Jurista, professor, poeta, romancista e historiador balsense – Seu livro História do Sul do Maranhão foi a base para os fatos históricos referentes aos primórdios de Balsas, e seu romance Nova Época narrou, poeticamente, a chegada do primeiro vapor.
Ernani Martins Barros - Uruçuiense, filho do mecânico e armador José Martins – Enviou-me a foto do motor Albatroz, pertencente a seu pai.
Família Leite Pessoa - Prole do Comandante Félix Pessoa – Enviou-me as fotos do vapor-motor Rio Balsas.
Geminiano Farias, o Gemi - Meu amigo de infância, músico – Muniu-me de informações várias sobre o ambiente musical balsense do passado.
João Ribeiro da Silva Sobrinho - Meu primo - Funcionário público – Forneceu-me a foto de Tio Cazuza, seu pai, que ilustra o seu perfil.
Jorge Rocha - Músico - Meu amigo e assessor em Brasília para assuntos diversos, especialmente no campo do som, da imagem e da computação gráfica – Encontrou soluções quase impossíveis, como obter a figura da barca Macapá, extraindo-a de uma fita VHS, e montar a foto frontal da Estante A de CDs, embutida em parede de estreito corredor.
Jornal do Inatel - Sediado em Santa Rita do Sapucaí-MG – Forneceu-me o texto do capítulo O Telefonador e, gentilmente, deu-me aceitável retorno quanto às minhas ponderações.
José Albuquerque e Silva, o Carioquinha - Meu irmão - Poeta e escritor – Concedeu-me permissão para utilizar o texto do seu livreto Comandante João Clímaco, forneceu-me vastas informações sobre os Comandantes Luiz Barbosa e Félix Pessoa e orientou-me durante todo o desencadear desta obra.
José Rodrigues dos Santos, o Comandante Puçá - Meu amigo – Enviou-me sua foto e elaborou o texto que ilustra o seu perfil.
Juarez Leite - Artista plástico, caricaturista – Além de suas ilustrações, demonstrou alto poder de imaginação ao desenhar embarcações e pessoas por ele desconhecidas.
Lúzia Maria Alves Mendes - Funcionária pública – Forneceu-me valiosos dados biográficos sobre Martinho Mendes, seu pai.
Maria de Lourdes Vilanova Silva Santos, a Lourdinha - Minha amiga e prima por afinidade – Reavivou-me a memória sobre fatos balsenses do passado e enviou-me dados sobre o último dia de Martinho Mendes.
Maria do Socorro Ferreira Vieira - Minha amiga e assessora para assuntos diversos em Balsas – Acudiu-me a todo instante, localizando pessoas que pudessem me fornecer informações sobre vários dos temas aqui referidos e também me enviou a miniatura duma balsa e algumas fotos de buritizeiros, para orientação do meu desenhista.
Maria Luísa Barbosa Coelho, a Marilu - Minha prima - Médica – Forneceu-me as fotos e os dados biográficos que ilustram o perfil do Comandante Luiz Barbosa, seu pai.
Maria Violeta da Silva Kury - Minha prima – Forneceu-me dados complementares para a redação do perfil de Cazuza Ribeiro, seu pai.
Noêmia Coelho da Silva - Viúva do Comandante João Clímaco, o Tio Joãozinho – disponibilizou as fotos que ilustram o seu perfil.
Paulão do Varadero - Meu amigo - Funcionário público e compositor do Pacotão – Concedeu-me permissão para transcrever sua crônica Fideles Se Foi à Francesa.
Paulo de Tarso Fonseca - Jurista, Procurador da Justiça Maranhense, professor – Sua carta-crônica sobre o músico Martinho Mendes é uma bela peça literária enriquecendo meu trabalho.
Pedro Ivo de Sousa e Silva - Contador, meu primo – Seu texto com dados biográficos de Cazuza Ribeiro, seu pai, foi de capital importância, e seu esboço para o desenho da balsa serviu de base para que o meu ilustrador conseguisse a imagem final.
Prefeitura Municipal de Balsas – O conteúdo de sua página na Internet foi-me de extrema valia, na confirmação de fatos e datas.
Rafael da Fonseca Rocha (In memoriam) - Bancário e escritor piauiense – Seu livro Floriano de Tão Belas Recordações subsidiou-me com valiosas informações sobre o estaleiro do armador Afonso Nogueira.
Silvana Maria Sócrates Teixeira - Professora da Escola de Música de Brasília – Elaborou a partitura do dobrado Padre Cícero.
Teodoro Ferreira Sobral Neto - Empresário e escritor florianense – Disponibilizou-me todo o acervo de fotos do seu precioso museu náutico. Com seu livro Floriano de Hoje e de Ontem, muito me auxiliou na obtenção de indispensáveis dados.
Valdice Pereira Correia da Silva - Digitadora – Teve a seu cargo a formatação técnica do meu texto.
Wesley Souza Santos - Artista plástico, tatuador - Proprietário do estúdio Wesley Tattoo – Teve a seu cargo parte das ilustrações e caricaturas.
Com a cooperação de todos os acima citados, e contando sempre com as bênçãos de Deus, venci o árduo caminho percorrido, ultrapassei os inúmeros obstáculos interpostos, testemunhei todo o desencadear da História e cheguei a bom termo. Por isso, nunca me canso de proclamar:
– Deus é Pai!