Em meio a pandemia, o mundo celebrou, ontem, o Dia Mundial da Enfermagem. Merecidamente, as homenagens se espalharam pelos hospitais de Brasília, com direito a flores, mensagens, chocolates e, principalmente, agradecimento.
Na rede pública, as homenagens partiram da Secretaria de Saúde. A pasta se programou para ligar diretamente para os profissionais e demonstrar o agradecimento pela dedicação ao serviço em prol da saúde do próximo. Os contatos começaram ontem e devem seguir até 20 de maio, período em que é celebrado a Semana da Enfermagem. A secretaria informa que, devido ao período de pandemia, não será possível reunir os profissionais para homenageá-los.
Nos hospitais particulares também não faltou motivo para agradecer. No Hospital Santa Lúcia, o carinho partiu da própria gerente da equipe de enfermagem, Elenita Silva. “Fizemos um encontro no café da manhã, onde cada um pôde se ver no cenário atual e expressar como se sentem. O interessante é que a maioria não está preocupada consigo, e sim, com o outro, com a família”, destaca. O grupo também foi surpreendido com flores enviadas por uma floricultura de Brasília, além de lembranças de algumas empresas, em agradecimento ao serviço. Para Elenita, a pandemia reforçou a importância dos enfermeiros para a população. “A gente cuida das pessoas como se fossem nossos parentes”, acrescenta.
Homenagens também foram registradas na Rede Ímpar de hospitais, com relatos e histórias dos profissionais nas redes sociais. No Hospital Home, os enfermeiros receberam presentes e participaram de dinâmicas durante todo o dia, uma forma que a empresa encontrou para alegrar essa data tão especial. No Hospital Universitário de Brasília (HuB), a equipe foi homenageada com chocolates.
Deusvaldo Nunes Junior, 34, coordenador de enfermagem da UTI do Hospital Santa Lúcia recebeu homenagens durante todo o dia. Cuidando diretamente de pessoas infectadas pela covid-19, o enfermeiro destaca que muitas homenagens vieram de familiares e pacientes curados da doença. “Para mim é um orgulho muito grande ter esse retorno da população, do paciente. A nossa maior gratificação é ver o paciente indo embora com um sorriso no rosto. Hoje é dia de celebrar toda essas conquista na área da saúde”, destaca.