Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense sábado, 20 de agosto de 2022

AEROMOSQUITO SHOW: EVENTO COMEÇA NESTE SÁBADO, REUNINDO ESCOTISMO E AVIAÇÃO

Aeromosquito Show começa neste sábado; evento reúne escotismo e aviação

Aeromosquito Show oferece aos apaixonados pelo escotismo, ciências e aeronáutica um fim de semana cheio de atrações. A programação conta com tirolesa, escalada e apresenta um modelo do avião 14-bis construído por grupo do movimento. O evento ocorre neste sábado (20/8) para o público geral. No domingo (21/8), será exclusivo para escoteiros

EF
Eduardo Fernandes*
postado em 20/08/2022 06:01
 
 
 
Modelo do avião 14Bis foi construído por grupo de escoteiros para apresentação no evento Aeromosquito Show -  (crédito: Arquivo pessoal)
Modelo do avião 14Bis foi construído por grupo de escoteiros para apresentação no evento Aeromosquito Show - (crédito: Arquivo pessoal)

Em um só lugar, o evento Aeromosquito Show — Feira de Ciências e Aeronáutica traz inúmeras atividades para os apaixonados por escotismo, tecnologia e aeronáutica. No entanto, a diversão vai muito além. O projeto idealizado pelo Grupo Escoteiro do Ar Salgado — 9° DF traz ações educativas sobre trânsito, ensinamentos sobre o cerrado, jogos e brincadeiras. Para os amantes da aviação, um modelo do 14-bis — avião construído pelo inventor brasileiro Alberto Santos Dumont —, feito de forma similar ao original pelo Grupo Escoteiro Caio Martins, estará disponível para visitação.

 

  • Grupo Escoteiro do Ar Salgado — 9° DF é o responsável pelo surgimento do Aeromosquito Show e pela expansão do projetoArquivo pessoal

  • Para montar a réplica do 14-bis, escoteiros usaram bambus, TNT, arame farpado e rodas de bicicletaArquivo pessoal

  • Atividades e brincadeiras também estão previstas na programaçãoArquivo pessoal
    Modelo do avião 14Bis foi construído por grupo de escoteiros para apresentação no evento Aeromosquito ShowArquivo pessoal
A programação deste sábado (20/8) é aberta para o público geral. No domingo (21/8), será exclusiva para escoteiros. Para entrar no evento, basta levar 1 quilo de alimento não perecível. Os visitantes poderão construir foguetes e lançá-los utilizando garrafas pets e assistir uma sessão no planetário. Brincadeiras na tirolesa e um muro de escalada também estão à espera dos mais corajosos. 

Apelido

Segundo a organizadora do evento, Alexandra da Costa, 48 anos, a ideia surgiu anos atrás, quando alguns escoteiros se reuniram para mostrar uns aos outros o que aprendiam nos acampamentos sobre ciência e aeronáutica. Com isso, o grupo decidiu construir algo que durasse por mais tempo e contemplasse a presença de colegas de outras cidades e instituições que atuam com ensino, pesquisa e aviação. "Em vez de fazermos uma feira de ciências parecida com a das escolas, fizemos nossa feira dentro de um acampamento escoteiro", explica.

 O nome do projeto é uma homenagem ao apelido pelo qual os escoteiros que participavam da oficina de aeromodelismo, no final da década de 1990 e início dos anos 2000, eram chamados: mosquitos.

Inaiara Saraiva de Souza, 41, é chefe da Tropa Sênior Aporé do Grupo Escoteiro Caio Martins — 6º DF. O amor pelo escotismo começou há uma década. Ao levar o filho, que na época tinha 11 anos, para um acampamento não aguentou e se empolgou para participar. Até hoje, segundo ela, a diversão é garantida. "Atualmente, estou com meu filho, no movimento, como adulto voluntário, além de meu pai e mais três sobrinhos. O método de educação do escotismo é encantador", destaca a técnica de enfermagem.

E graças ao esforço da família, conseguiram construir o modelo 14-bis, que mede aproximadamente 4x3 metros. Para a execução do projeto, utilizaram bambus, TNT, arame farpado e rodas de bicicleta. Muitos dos materiais empregados no original feito em 1906.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros