Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quarta, 15 de março de 2023

ADESIVOS DE *PIMENTA*: RECONSTROEM NERVOS DE PACIENTES COM NEUROPATIA DIABÉTICA

 

Adesivos de "pimenta" reconstroem nervos de pacientes com neuropatia diabética

O saldo positivo do estudo é um avanço para a área: os tratamentos atuais envolvem apenas o controle de dor, mas com efeitos colaterais graves

Td
Talita de Souza
postado em 14/03/2023 22:45 / atualizado em 14/03/2023 22:47
 
 (crédito: Monique Renne/CB/D.A.Press)
(crédito: Monique Renne/CB/D.A.Press)

Mais do que provocar um sabor marcante em uma refeição, a pimenta tem poder de restaurar nervos danificados por altos níveis de glicose no sangue em pessoas com diabetes. A constatação foi feita em um estudo britânico da Universidade Imperial de London, que averiguou o poder analgésico e curativo do composto químico capsaicina, presente na pimenta, em tratar fibras nervosas em 75 pacientes com neuropatia.

Cada participante registrou, em um diário, como se sentia diariamente, além de serem submetidos a contagens de nervos e nível de sensibilidade de cada um. O resultado final, publicado na revista Frontiers in Neurology, foi surpreendente: os adesivos não só diminuíram a dor dos pacientes com neuropatia diabética com maior prevalência de dor nos pés e na panturrilha, como também teve “um aumento significativo das fibras nervosas” dos locais.

Os pesquisadores comemoraram os resultados. “A perda de fibras nervosas sensoriais e sua função protetora são os principais contribuintes para o desenvolvimento, recorrência ou não cicatrização de úlceras nos pés, levando a amputações, para as quais o adesivo de capsaicina 8% poderia potencialmente fornecer tratamento preventivo”, detalham no relatório. Os cientistas ainda não sabem como o composto químico provocou a restauração. 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros