Vez por outras, alguém me pergunta se os atuais índices climáticos voltarão ao seu nível normal, diante das volumosa emissões de gases carbônicos, dos desmatamentos criminosos, das guerras alucinatórias provocadas por sectários genocidas, das drogas ilícitas consumidas, dos desânimos elevados dos adolescentes, das gigantescas manadas mentais sem uma mínima criticidade, das epidemias cada vez mais agressivas e das gigantescas desigualdades sociais que se agigantam cotidianamente, distanciando muitíssimo o ter do ser. Para não falar dos PTI – Programas Televisivos Idióticos que diariamente invadem nossos lares, favorecendo a potencialização de amanhãs nulificantes para a grande maioria da humanidade, com a parte pensante já se percebendo também vitimada por trágicas consequências.
Creio que algumas iniciativas poderiam ser tomadas pelas atuais instituições mundiais, públicas e empresariais, reestruturando legislações já superadas, que impossibilitam o não cumprimento rigoroso das criminalidades atuais. Vejamos algumas iniciativas que muito contribuiriam para a restauração da dignidade planetária:
a. Uma Educação Fundamental Integral para todos os quatro cantos do planeta, incluindo noções básicas de autoconhecimento, ética comportamental, empreendedorismo e ações preventivas contra o uso de drogas ilícitas.
b. Uma legislação mundial que puna, com reclusões prolongadas, inclusive com castração químico-física, dos efetivamente julgados por estupros praticados, feminicídios efetivados ou planejados, invasões de terras produtivas, fake news sectárias, corrupção e outros desatinos que provocassem gravames pessoais e societários.
c. Multiplicação dos canais culturais televisivos, que complementariam a CS – Cidadania Solidária de todos os povos.
d. Uma ampla tributação das heranças e fortunas estupidamente gigantescas, sendo a tributação recolhida ao BIP – Banco de Investimento Planetário, dirigido por gente escolhida pelas comunidades do mundo.
e. Disseminar através da Internet doses maciças de ECs – Esperanças Construtivistas, principalmente pelas áreas ainda insuficientemente autossustentáveis, através de PCLEs – Programas de Capacitação de Lideranças Empreendedoras, ampliando o nível de competitividade sadia dos mais criativos.
f. Fomentar uma espiritualidade essencialmente não-religiosa, potencializando uma transcendentalidade positiva e racional amplamente solidária para com os mais desprotegidos.
g. Reestruturar, nos países menos desenvolvidos, os Curso de Pedagogia, fortalecendo uma geração docente mais qualificada e bem remunerada para a Educação Básica e Secundária, com a edificação de Bibliotecas Municipais atualizadas tecnologicamente e gerenciadas por gente concursada.
h. Erradicar mundialmente a produção de armas e artefatos bélicos de todos os calibres, favorecendo uma serenidade coletiva sempre dotada de intensa liberdade de expressão.
i. Promover uma ampla vacinação planetária, favorecendo todos os povos, pagantes e não pagantes, através da Organização Mundial de Saúde.
i. Difundir estratégias de resiliência para efetivar uma ampla restauração social, econômica e psicológicas do todo planetário, mediante um Humanismo Integrador, sem menosprezo das evoluções beneficentes da IA – Inteligência Artificial.
Finalmente, favorecer uma maior assimilação de uma constatação feita pelo físico teórico Fritjof Kapra, de renome mundial: “A característica mais notável da multifacetada crise global econômica, social e ecológica é que nenhum dos grandes problemas pode ser compreendido de forma isolada. São interligados e interdependentes, e exigem soluções sistêmicas apropruiadas.”
Para se ser resiliente, tem que ser competente, eis o lema para se sair de um sistema global atualmente todofu, do qual não sobreviverá ninguém, se continuar a se ampliar os atuais sintomas predatórios.