Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Espetáculos -Teatro, Cinema, Shows e Afins terça, 14 de janeiro de 2025

ABERTURA DO 20º FEMUSC (POSTAGEM DA LEITORA ANA FARIAS)

Femusc

Cerimônia de abertura do 20º FEMUSC homenageia alunos e criadores do Festival e os 80 anos de Elis Regina

Cerimônia ocorreu neste domingo (12) com apresentação de obras clássicas, canções africanas, show de MPB e discursos de autoridades; festival acontece até 25 de janeiro

A abertura do FEMUSC 2025 foi marcada por uma cerimônia que celebrou os 20 anos do festival com homenagem ao idealizador do  evento, Alex Klein,  aos alunos e à cantora Elis Regina, que completaria 80 anos em 2025. 
 
A apresentação foi iniciada com com o Hino Nacional, interpretado por  Klein, no oboé, e Rita Constanzi, na harpa. A noite trouxe uma homenagem especial aos estudante que participaram de todas as edições do festival, além de celebrar a presença inédita de africanos de Moçambique e São Tomé e Príncipe. O encerramento ficou por conta de um emocionante show de MPB em homenagem à Elis Regina, com os professores do festival  e a premiada cantora Lívia Nestrovski.
 
Durante os discursos, o maestro Alex Klein destacou a importância de igualdade e oportunidades como valores centrais do evento.  A diretora do FEMUSC, Monika Conrads, também discursou, além do presidente do conselho da SCAR, Luis Leigue, o prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, e a senadora Ivete Silveira, esposa do então governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, responsável pela criação do festival em 2006, ao lado de Klein.
 
“Sem dúvida nenhuma, o 20º FEMUSC veio para brilhar e para fazer com que jovens alunos se tornem professores futuramente, ou que tenham a sua luz própria – que brilhem com seus instrumentos musicais", disse a senadora Ivete da Silveira. “Essa abertura maravilhosa e essa linda homenagem à Elis Regina mexeram com o coração de muita gente aqui.”
 
Jair Franzner, prefeito de Jaraguá do Sul, destacou a importância do FEMUSC para a cidade, em especial devido às oportunidades para crianças. “Jaraguá do Sul é uma cidade receptiva e grata em poder representar esse projeto, que há 20 anos está aqui com músicos do Brasil e de vários lugares do mundo. Estou muito feliz de poder participar e fazer com que os jaraguenses possam ter a oportunidade de apreciar todas as apresentações que teremos nos próximos dias.”
 
Concerto das Nações com apresentação cultural de vários países ocorre nesta segunda-feira, 13
 
Nesta segunda-feira (13), o destaque da programação é o Concerto das Nações, em que se apresentam alunos do México, Costa Rica, Venezuela, Uruguai, Peru, Paraguai, Itália, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Argentina, Chile e Colômbia. no Grande Teatro, às 20h30, na SCAR. 
 
Antes, às 19h , começam os shows de música popular brasileira na Sala Multiuso 1; Às 20h30 ocorre também a série de recitais de Música de Câmara no Pequeno Teatro, com a violinista australiana Nara Lee. A palestra da série Musicalmente Falando será “A África vem ao FEMUSC”, com o maestro e idealizador do festival Alex Klein.
 
Acompanhe o 20º FEMUSC pelo YouTube
 
As séries Grandes Concertos  e Momento Springmann, do FEMUSC 2025,  serão transmitidas diariamente  ao vivo, às 19h, e às 20h30, pelo canal oficial do YouTube: Instituto  FEMUSC. 
 
Os vídeos dos concertos também ficarão disponíveis na plataforma após o evento, ampliando o acesso virtual ao maior festival-escola de música erudita da América Latina.
 
Sobre o FEMUSC
 
Por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Ministério da Cultura e Governo Federal, o FEMUSC conta com o patrocínio das empresas WEG, Rede Itaú, Grupo Elian, BTG Pactual, Duas Rodas, Martinelli Advogados e Zanotti, e o apoio das empresas Agricopel, Auto Elite, Urbano Alimentos, WPA, Unisociesc e IFSC Santa Catarina – Campus Jaraguá do Sul – Centro – Santa Catarina. O FEMUSC é uma realização da SCAR – Centro Cultural, Instituto FEMUSC e Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros