Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense segunda, 16 de setembro de 2019

A VEZ DOS IPÊS BRANCOS

 

A vez dos ipês-brancos
 
Brasilienses têm de correr se quiserem registrar a beleza da nova cor, de florada mais rápida e rara

» EMILLY BEHNKE

Publicação: 16/09/2019 04:00

 (Fotos: Emilly Behnke/Esp. CB/D.A Press)  
 
Alécio, analista de sistemas, e o amigo Eber: selfie com o ipê-branco  

Alécio, analista de sistemas, e o amigo Eber: selfie com o ipê-branco

 

 
Ana Clara Santos (E) acredita que o branco dá mais leveza para a cidade  

Ana Clara Santos (E) acredita que o branco dá mais leveza para a cidade

 

 
 
Criando a ilusão de flocos de neve no auge da seca do Cerrado, os ipês-brancos começaram a florescer em Brasília. Eles chegam para competir com os amarelos, mais robustos. As duas espécies iniciaram as floradas juntas, mas a branca é mais rara e de menos tempo.
 
Segundo Raimundo Silva, chefe do Departamento de Parques e Jardins da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), as flores dos ipês-brancos duram de 3 a 5 dias. Eles se diferenciam pela capacidade de florir mais de uma vez, podendo chegar a três vezes. São 15 mil árvores do tipo espalhadas pela cidade, que podem abrir suas flores entre agosto e outubro. 
 
Cor preferida da estudante Ana Clara Santos, 17 anos, o branco dá uma leveza para a cidade, ela acredita. “Eu e minha mãe somos apaixonadas. Toda vez que vejo, tiro foto, até fico alegre”, comenta a moradora de Ceilândia. 
 
Alécio Almeida, 33, gosta dos ipês-brancos por serem mais raros. Morador da Candangolândia, o analista de sistemas defende que os ipês sejam mais distribuídos pelo território. “É uma característica de Brasília que deveria ser mais bem explorada. Eu sinto falta deles nas outras regiões administrativas.”
 
Já para Giovana Victória Nobre, 17, não tem discussão: os amarelos são os preferidos. Mas como moradora do Sudoeste desde que nasceu — uma das áreas com mais ipês no DF —, ela reconhece a beleza dos branquinhos. “Eu acompanho todo ano a floração deles. Dá uma alegria na cidade. Devia ter em todos os lugares.”
 
Brancos ou amarelos, os pontos de cor na cidade devem aumentar, como sugerem Alécio e Giovana. “A Novacap planeja plantar 20 mil ipês em todo o DF, 3 mil deles brancos”, afirma o chefe do Departamento de Parques e Jardins.
 
Paleta de cores 
 
A próxima temporada será dos ipês-rosas, os últimos antes de as chuvas voltarem. A sequência de florada começa pelo roxo, seguido do amarelo, do branco e do rosa. Menos conhecido é o ipê-verde que floresce após o rosa, mas recebe pouca atenção por sua cor não se destacar tanto.
Jornal Impresso

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros