Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Artistas e Artes quarta, 05 de fevereiro de 2025

A VERDADEIRA ARTE (POSTAGEM DA LEITORA ALINE GODOY)

A Verdadeira Arte: Hellmann's transforma consumidores em artistas e promove exposição inédita em galeria

Para inspirar mais pessoas a valorizarem decorações caseiras de salada de maionese, marca as transformou em verdadeiras obras de arte

Intitulada A Verdadeira Arte, a ação reuniu fotografias de receitas enviadas por consumidores e destaca a relevância desse prato nos tradicionais "almoços de domingo". – Créditos: Matheus Mauad

São Paulo, 4 de fevereiro de 2025 – Hellmann’s, marca de molhos da Unilever, promoveu em São Paulo uma exposição de arte dedicada a um clássico das refeições em família: a salada de maionese. Intitulada A Verdadeira Arte, a ação reuniu fotografias de receitas enviadas por consumidores e destaca a relevância desse prato nos tradicionais "almoços de domingo". A iniciativa foi inspirada em uma pesquisa conduzida pela Opinion Box a pedido da marca, que revelou que aproximadamente 60% dos brasileiros consomem salada de maionese em pelo menos metade dos domingos em família, reforçando sua importância no dia a dia dos brasileiros. A ação instiga os consumidores a valorizarem os pratos saboreados em família, dando maior destaque às suas próprias receitas feitas em casa.

“Embora a maioria dos brasileiros tenha memórias afetivas conectadas a comidas caseiras, essas receitas pouco aparecem nas timelines e perfis sociais, que seguem recheados de pratos elaborados ou assinados por chefs renomados. Percebemos que, nos últimos anos, deixamos de ver beleza nos pratos do dia a dia para valorizar apenas os pratos de restaurantes”, comenta Carolina Riotto, diretora de marketing da categoria de alimentos da Unilever no Brasil. “Como a maionese número 1 do Brasil, estamos amplamente presentes nos lares brasileiros e sentimos que fazemos parte desses momentos em família. Com essa exposição, queremos dar o merecido protagonismo aos verdadeiros artistas, os cozinheiros das famílias brasileiras, levando suas criações para uma galeria de arte”, completa.

A exposição reuniu quinze quadros com fotografias de saladas de maionese decoradas reais, criadas por consumidores, que transformaram receitas caseiras em verdadeiras obras de arte. Cada criação revela histórias emocionantes de afeto, memória e conexão ao redor da mesa, celebrando não apenas o prato, mas também a tradição familiar e a criatividade culinária dos brasileiros.

“É uma emoção muito grande. Ver meu trabalho exposto em uma galeria de arte foi a coisa mais linda que já aconteceu na minha vida. É um jeito perfeito de eternizar a minha receita, porque quando você olha para ela pronta assim, você dá mais valor ainda”, conta Regina Velloso, uma consumidora que teve a sua receita selecionada para a exposição.

 

A ação também contou com peças OOH especiais, que retrataram a salada de maionese como arte pela cidade de São Paulo, criando uma verdadeira galeria a céu aberto. – Créditos: Matheus Mauad

A captação das receitas aconteceu pelas redes sociais de Hellmann’s e os consumidores selecionados puderam conferir suas obras expostas em vernissage, na Galeria Caribé (Rua João Lourenço, 79, Moema, São Paulo | 31 de janeiro de 2025, das 10h às 18h). No evento, além de explorar as criações artísticas e descobrir as histórias por trás de cada prato, os visitantes desfrutaram de uma degustação especial da verdadeira maionese. Além do evento, a ação contou com peças OOH especiais, que retrataram a salada de maionese como arte pela cidade de São Paulo, criando uma verdadeira galeria a céu aberto.

Segundo a pesquisa da Opinion Box, a salada de maionese está entre os cinco acompanhamentos mais consumidos nos domingos passados em família, encontros esses que acontecem ao menos uma vez por mês para 64,3% dos respondentes. A pesquisa foi realizada em outubro de 2024 com 882 consumidores e com abrangência nacional.

Confira alguns depoimentos aqui: https://youtu.be/HQSCyI7OfEo

Veja como foi o evento aqui: https://youtube.com/shorts/XE4gULPfm2Y

Para acompanhar os conteúdos e novidades dessa e demais ações e campanhas de Hellmann’s, fique ligado nos canais oficiais da marca no Instagram (@hellmannsbr), Facebook (@hellmansbrasil) e TikTok (@hellmannsbr) ou no site https://www.hellmanns.com.br.

Fotos em alta para download: https://we.tl/t-cYU8N1F1Yu

 

 FICHAS TÉCNICAS

Anunciante: Unilever

Marca: Hellmann's

Cliente: Carolina Riotto, Guilherme Moraes, Rayssa Gomes, Kaio Silva, Julia Nascimento e Ingrid Cavalcanti

 

Agência criativa: Euphoria Creative

Criação: Marcelo Rizério, Ricardo Alonso, Elisa Gerber, Rafael Guth, Matheus Maud e Davi Correia, Bianca Fratus e Victor Piva

Conteúdo: Paula Baião

Planejamento: Caio Del Manto, César Villas Bôas, Guilherme Maineti e Julia Saldanha

Atendimento: Andressa Fukunaga, Amanda Teixeira, Talita Lima e Wellington Faustino

Data Insights: Tiago Santos

Produção: Cris Almeida e Larissa Gonzaga

 

Creative Concept & Production: Ware Studio

Creative Direction and Photography: Eliza War

Creative Producer and 1AD: Amanda Rios

2AD: Julia Martini

Head of Production: Patricia Soares

Set design: Nicole Chali

Foodstyling: Julia Bissiato

Beauty: Renata Brazil

Light Design: Léo Eloy

Styling: Georgia Hoshino

Video director: Caio Vieira

DOP: Esley Andrade

Sound: Cesar Antunha

 

Agência de Live Marketing - HUB Brasil

CEO: Luciano Dualib

CBO: Katia Galvão

Diretora de Negócios: Mariana Bazello

Gerente de Atendimento: Nathalia Rodrigues

Assistente de Atendimento: Camila Sepúlveda

CCO: Arthur Cachel

Diretor de execução criativa: Bruno Amorim

Gerente de criação: Fábio Rebouças

Redatora: Renata Palácios

Diretor de Arte: Jorge Ferreira, Victor Rocco, Vagner Hernandez

Designer 3d: Leandro Rueda

Finalização: Cesar Mariano

CSO: Júlia Fregona

Diretora de Planejamento: Talita Quinto

Planejamento: Samantha Vidotto

Diretora de Produção: Mariana Matuck

Gerente de Produção: Diego Costa

Coordenadora de Produção: Marina Ciancaglini

Produtor gráfico: Daniel Coronate e Gustavo Duarte

 

Empresa - BR Media Group

CEO - Celso Ribeiro

CMO - Thiago Bispo

Sócio e Diretor Comercial - Raphael Vignola

Gerente Comercial - Victoria Bruck

Analista Comercial - Lucia Penido

Sócio e VP de Operações - Renan della Matta

Diretora de Operações - Rafaela Sgariboldi

Diretora de Atendimento - Aline Schwegler

Gerente de Atendimento - Marcela Pozzan

Especialista de Atendimento - Vinicius Begnami

Gerente Artístico - Luisa Sabino

Diretor de Planejamento - Alan Alves

Gerente de Planejamento - Pedro Dorta

Estrategista - Rebeca Porto

Analista de Planejamento - Gregory Ferreira

Analista de Conteúdo - Tiffany Ruiz

Gerente de BI - Caio Moraes

Analistas de BI - Sophia Frontini, Leonardo Fazzio e Manuela Sallum

 

Agência de Mídia: Initiative

Mídias: Paulo Henrique Borba, Bianca Navega, Arthur Cavazini, Allan Reis e Adeva Chagas

 

Agência de Digital – Buena Onda

Head de Conteúdo: Marina Tomaz

Gerente de Projetos: Jéssica Lima

Estrategista: Júlia Fernandes

Redação: Matheus Dias

Gestão de Comunidade: Taciana Farias

Direção de Arte e Motion: Milena Luchini e Abner Galeazzi

Diretora de Estratégia: Renata Guerra

Diretor de Operações: Lucas Valério

Diretor de Criação: Maurício Oliveira

Diretor Audiovisual: Mark Daniel

 

Agência de PR – Edelman Brasil

Diretora de contas: Flávia Janotti Novaes 

Gerente de contas: Camila Lee Teixeira 

Atendimentos: Caroline Sargologos, Nahiza Monteles, Aline Godoy e Murilo Santiago 

 

Sobre Hellmann’s   

Criada em 1913 pelo imigrante alemão Richard Hellmann e sua esposa Margaret Hellmann, Hellmann’s é uma das mais tradicionais marcas de maioneses, ketchups, mostarda e molhos para salada do mundo. Marca Unilever presente na vida dos brasileiros há mais de 60 anos, Hellmann’s é a maionese mais vendida do país. Além da verdadeira maionese, a qualidade inconfundível de Hellmann’s está nos demais produtos da marca, como maionese vegana, ketchup, mostarda, molho barbecue e molho para saladas. 

 

Site: https://www.hellmanns.com.br/   

Instagram: @hellmannsbr

TikTok: @hellmannsbr

Facebook: @hellmannsbrasil

Assessoria de Imprensa Hellmann’s | Edelman  

hellmannsbr@edelman.com | Nahiza Monteles, Caroline Sargologos, Aline Godoy, Murilo Santiago e Camila Teixeira


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