No coração da Idade Média, uma guerra cruel vai desafiar a esperança
Inspirado em fatos reais, romance "A tragédia de Languedoc" discute integridade e crueldade humana ao resgatar uma seita histórica e a jornada dos Cavaleiros Templários
No Sul da França do século XIII, uma seita começa a crescer. A expansão deste grupo, que prega a doutrina cátara, incomoda a Igreja Católica e um conflito sangrento transforma a região de Languedoc em um cenário de horror. Na Leitura Coletiva de A tragédia de Languedoc, a escritora Mara Assumpção vai transportar os leitores para o centro deste conflito, ao lado de Hugues, membro da Ordem dos Cavaleiros Templários.
Quando Béziers, a cidade natal do protagonista, é arrasada durante a Cruzada Cátara – expedição militar e religiosa –, ele se depara com dilemas de fé e moral. Afinal, como permanecer indiferente diante do sofrimento da família, amigos e da destruição de todas as memórias que definem a própria existência?
Guiado por um profeta, ele conduz aqueles que restaram de Béziers rumo a Montségur, onde um novo grupo se estabelece no alto da montanha – refúgio marcado por uma paz que provavelmente não durará.
Montségur, a “montanha segura”, estava bem ali na nossa frente, com toda sua imponência e realeza. Respirei profunda e pausadamente, uma, duas, três vezes, deixando que o ar gelado da montanha invadisse meus pulmões.
(A tragédia de Languedoc, p. 173)
A partir de uma pesquisa aprofundada e notas explicativas, a autora une personagens fictícios e figuras históricas para retratar temas que permanecem atuais, como a intolerância religiosa e a busca desenfreada por poder. Nesse contexto, a narrativa explora questões universais como vida e morte, amor e ódio, sofrimento e esperança, ao mesmo tempo em que faz refletir sobre espiritualidade e a relação entre os mundos físico e imaterial.
Prepare-se para enfrentar os desafios da Idade Média!
As inscrições para a Leitura Coletiva de A tragédia de Languedoc estão abertas até o dia 7 de fevereiro. Aproveite agora mesmo e se candidate a uma das 30 vagas para receber o livro, resenhar e debater com outros influenciadores e a própria autora: https://forms.gle/1MwWqqFgpEy9YrAH9.
Sobre a autora: Mara Assumpção nasceu e cresceu em Porto Alegre (RS). Formada em Negócios Internacionais (MBA) e mestre em Educação, dedicou-se ao autoconhecimento após a aposentadoria, aprofundando-se na doutrina kardecista e na literatura espiritualista. Atualmente, atua como médium em uma Fraternidade Espiritualista na capital gaúcha.
Apaixonada por leitura, escrita e por história, ela gosta de estudar as antigas civilizações, Idade Média e religiões. É autora de dois romances espíritas, “Se Eu Pudesse Falar” (2016) e “Idas & Vindas” (2017), além do romance histórico “O Monastério – Memórias de um Cavaleiro Templário” (2020).
Siga no Instagram: @by.maraassumpcao