Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

José de Oliveira Ramos - Enxugando Gelo quarta, 08 de fevereiro de 2017

A SIMETRIA DE DEUS

Que simetria têm as coisas de Deus?

Pense o que acontece, quando, simetricamente falando, as águas perdem a medida e saem do leito do rio. Quem faz, o caudaloso correr perene e calmo, por anos e anos?

Quem mede e faz isso ser algo normal?

Quem faz, a simetria dos seus dentes – seria mesmo o Dentista?

Quem faz valer sempre a simetria dos seus dois olhos – e por que, quando essa simetria não existe, a diferença se torna algo estranho (lembre o senhor Cerveró!)?

Quem faz os seus cabelos terem sempre a mesma linhagem – quando está no viço da idade?

Quem faz tudo isso, que medidas tem em mãos?

Quem faz a diferença na impressão digital de cada ser humano vivo, independentemente de onde estiver e de onde tenha vindo?

As pétalas das rosas, as sementes reprodutoras, as folhas das árvores – tudo, simetricamente posto. Quem faz tudo isso?

Afinal, quem faz e quem determina o tamanho das “bolas” de gelo numa chuva de granizo? Por que, são praticamente iguais?

Por que uma jabuticaba, a cada ano tem sempre o mesmo tamanho?

Por que, sendo de uma mesma espécie, o tamanho de uma mosca é o mesmo – entra ano e sai ano?

Veja, na foto a seguir, a simetria que existe entre as pintas brancas nas penas de uma galinha d´angola! Quem faz essa mágica?

 

Veja a simetria no tamanho das pintas brancas no capote

Mas, espere um pouco. A simetria de que falamos, é a que nossos olhos veem. Na foto a seguir vemos uma borboleta de espécie rara – que provavelmente não encontraremos outra igual em nenhuma parte do mundo – e o que nos chama atenção é a ”simetria” entre uma asa e outra. São exatamente iguais as “pintas” e o que nos faz imaginar diferença é o ângulo captado pelo Fotógrafo. Mas, entre uma asa e outra não há diferença.

 

Borboleta de espécie rara – pintas simetricamente idênticas

 

O que pretendo dizer sobre a simetria, é que: um caju vermelho e de determinado tamanho/peso frutificado numa fazenda do interior do Ceará, tiver a castanha retirada após amadurecimento; e se essa castanha for plantada na África e frutificar, o caju que nascerá terá o mesmo tamanho, a mesma cor e a mesma identidade do caju nascido na fazenda cearense.

Não será diferente, também, o Pavão que, nascido no interior do Paraná com toda a maravilha das suas cores e penas, garanta reprodução na Índia, na Groelândia ou na Capadócia – todas as cores e desenhos das penas, elementos vitais e demais componentes serão simetricamente idênticos.

E aí surge a pergunta:

Quem faz isso ser igual?

A genética – dirá você.

Eu prefiro dizer que é coisa de Deus.

 

O pavão e suas cores e penas com desenhos simétricos


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros