Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Literatura - Contos e Crônicas sábado, 15 de fevereiro de 2025

A PÉROLA NO MAR DA ALMA: LIVRO DE MATHEUS MOORI BATISTA (POSTAGEM DA LEITORA LUÍSA SANTINI)

Um mergulho na essência da vida

No romance "A pérola no mar da alma", o filósofo Matheus Moori Batista narra a saga de um jovem japonês na busca por autoconhecimento em meio à guerra

No Budismo, a pérola é vista como uma metáfora para a iluminação espiritual. Em referência a esse pensamento, o filósofo Matheus Moori Batista deu o título A pérola no mar da alma para uma leitura emocionante: Genta, o protagonista, precisa mergulhar em si mesmo a fim de encontrar lá no fundo a essência que o torna único. Ambientado no Japão do século XVII, este livro combina reflexões filosóficas e conceitos de espiritualidade para retratar a eterna busca humana por um propósito. 

Genta foi criado em meio às instabilidades políticas e militares do período feudal japonês, mas sempre se preocupou mais em compreender o significado das coisas do que batalhar. Filho adotivo de um samurai endurecido pela guerra, ele contraria a expectativa do pai em vê-lo se tornar um guerreiro honrado e decide seguir a jornada espiritual em um monastério budista, atrás de respostas sobre o verdadeiro sentido da vida. A morte do patriarca e a destruição do vilarejo onde mora, no entanto, obrigam o garoto a encarar sozinho a violenta realidade do país. 

Ele enfrenta ladrões, piratas e criaturas míticas ao longo da história, como dragões, guardiões da floresta e ogros gigantes. O contato com a brutalidade do mundo não desperta nele apenas a força para lutar pela sobrevivência, mas também a vontade de entender os próprios medos e fragilidades. O leitor vai acompanhar os desafios vividos pelo personagem em diferentes fases do amadurecimento pessoal, de menino questionador a mercenário feroz, até chegar à decisão que definirá seu destino. 

O herói não é aquele imbatível nas batalhas, ou que desbravou centenas de lugares desconhecidos, como nas estórias. Pois ser um herói não se trata de salvar o mundo, se trata de salvar a si mesmo. [...] 
(A pérola no mar da alma, p. 217) 

Com um enredo envolvente, Matheus Moori Batista inspira-se nas próprias experiências e estudos de filosofia para abordar temas como morte, reencarnação, livre-arbítrio, escolhas e identidade. A pérola no mar da alma conduz o público a uma imersão nos dilemas existenciais do protagonista, traçando um paralelo com os conflitos da época no Japão. Esta é uma narrativa para quem deseja exercitar a introspecção e trilhar o caminho do autoconhecimento, na procura pela paz interior. 

Ficha técnica:  
Título: A pérola no mar da alma  
Autor: Matheus Moori 
Gênero: Romance espiritualista 
ISBN/ASIN: 9786584547841  
Páginas: 238 
Preço: R$ 34,00 
Onde encontrarAmazon 

Sobre o autor: Matheus Moori Batista é graduado em filosofia pela PUC-Campinas, professor de inglês e já deu aulas de artes marciais. Como escritor, além de A pérola no mar da alma, tem outros cinco livros publicados: “Uma tragédia de solidão” (2015), “Compartilhe a sentença de morte” (2016), “Gladiador Jack” (2016), “O quinhão da esperança” (2018) e “A neve e a flor” (2024). 

Redes sociais:  
Instagram@matheus_mooribatista 
Facebook@m.mooribatista 

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros