A NOITE DE ESPERA
Victor Alegria
O escritor Milton Hatoum lança seu novo livro A Noite da Espera.
Um dos melhores escritores brasileiros da atualidade e best-seller estará lançando seu livro no dia 30 de novembro no Beirute, a partir das 19h, e, no dia 1º de dezembro, na Banca da 308 Sul, banca essa da jornalista Conceição Freitas, a partir das 16h.
Este livro foi inspirado em personagens de Brasília, cidade onde Hatoum viveu na década de 60. Uns dos personagens é o editor Victor Alegria, a quem ele chama de Jorge Alegre. Relata atividade do livreiro/editor, que tornou a Livraria Encontro, no Hotel Nacional, numa espécie de fundação cultural, que nem aos domingos fechava, e, durante a semana, era ponto de encontro dos escritores que, às vezes, só saíam da livraria depois da meia-noite.
A Encontro tinha galeria de arte, sala de palestra e teatro. Lá, foi criada a primeira galeria de arte, a de Oscar Seraphico, bem como o Instituto Nacional de Filosofia, do Miguel Real, além de Primeiro Concurso Nacional de Poesia, e exposições de Ana Bela Geiger e Silva Ostrowski, entre outras grandes pintoras.
Era frequentada pelos grandes ministros do Supremo Tribunal Federal, que habitavam ainda o Hotel Nacional. Lá se realizou, pela primeira vez, uma exposição de folclore da Bulgária, onde se serviu vinho de rosas.
Hatoum mergulha numa época rica de acontecimentos, que hoje são histórias, e onde Brasília começou a criar a sua vida própria. Brasília, hoje, tem, proporcionalmente às outras capitais, uma inteligência de alto nível, que ainda é desconhecida pelos seus próprios habitantes.
É um livro muito importante para todos os jovens brasilienses, pois cimenta a alma de uma cidade que hoje tem vida própria, mas onde a cultura não é amparada como uma maneira eficiente a que faz jus pela sua condição de capital do maior país das Américas.