Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Dad Squarisi - Dicas de Português sexta, 11 de janeiro de 2019

A FALA: PALAVRA E CORPO

 

A fala: palavra e corpo

Publicado em português

A fala não se vale só de uma bela voz. Ritmo, harmonia, ênfase, modulação, pronúncia contribuem – e muito — para a comunicação eficaz. Sem esses requisitos, a palavra permanece em situação dicionária: estática e estéril, incapaz de conquistar o ouvinte.

Nós falamos com as palavras e o corpo. O gesto, o olhar, o movimento transmitem mensagens. Pesquisas revelam o peso de cada componente:

Palavra: 7%

Inflexão da voz, pronúncia, emoção: 38%

Gesto, movimento, dinâmica, traje, expressão fisionômica: 55%

A colocação de pés, mãos, ombros está para o corpo assim como a afinação para as pregas vocais. Regra: sentado ou de pé, sinta os pés plantados no chão. Assim, você não perde a base. Mantenha-os voltados pra frente. Use roupa folgada pra conservar livre o caminho do ir e vir do ar pelo diafragma.

Deixe o plexo solar à mostra. Exiba-o vaidosamente. Como? Encaixe a cintura pélvica e jogue os ombros para trás. Respire. Deixe o ar chegar lá em baixo. Lembre-se: texto e respiração têm de se acertar. Sem ritmo, o samba atravessa.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros