Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quarta, 17 de junho de 2020

A ESTEIA DA TERCEIRA TEMPORADA DE MARCELLA

 

A estreia da terceira temporada de ‘Marcella’

PATRÍCIA KOGUT

 
 
 
 
Cena da terceira temporada de 'Marcella' (Foto: Divulgação)C
Cena da terceira temporada de 'Marcella' (Foto: Divulgação)

 

Quem acompanha “Marcella” desde a estreia, em 2016, sabe que a personagem-título da série é uma detetive atormentada. Volta ao trabalho 12 anos depois de abandoná-lo para cuidar da família. Agora, separada, sente saudade da delegacia. A readaptação é penosa: a rotina que ela conhecia mudou e a tecnologia evoluiu. Para piorar, Marcella (Anna Friel) não luta apenas contra criminosos: sofre de problemas psiquiátricos e tem lapsos de memória. O papel é muito interessante e deu à atriz o Emmy Internacional em 2017 (uma curiosidade: ela disputou com Adriana Esteves, também finalista, por “Justiça”). A terceira temporada desse thriller noir acaba de chegar à Netflix (é uma produção da britânica ITV).

Quem achava que conhecia a protagonista vai levar um susto (tem spoiler). Os dois primeiros terços do episódio de estreia confundem bastante. Marcella ressurge louríssima, vivendo no campo com um estranho. Atende pelo nome de Keira. O espectador chega a desconfiar de que assiste à série errada. Mas não. A protagonista está numa missão para a polícia e é tudo disfarce. O trabalho da atriz é minucioso e ganha mais uma camada dramática. Keira usa salto alto, mas Marcella mantém o andar ligeiramente masculino. É só um detalhe, mas que serve a mostrar o esforço de composição. A ação se desenrola em Belfast, numa área pobre e também na propriedade de uma família mafiosa e milionária, onde a personagem se infiltra. Essa não é


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