* * *
O termo estatueta de Vênus é usado para descrever as mais de 200 pequenas estatuetas de figuras femininas sensuais que foram encontradas em escavações do Paleolítico Superior em toda a Europa e algumas partes da Ásia. É importante salientar que, quando os paleoantropólogos se referem às estatuetas como “Vênus”, eles geralmente o fazem com aspas, porque as estatuetas de Vênus antecedem os mitos sobre a deusa romana Vênus em milhares de anos. O nome é derivado, em parte, de teorias que associam essas figuras à fertilidade e à sexualidade, duas características associadas à deusa romana.
I) Vênus de Willendorf
CARACTERÍSTICAS
As chamadas “estatuetas de Vênus” datam entre cerca de 40.000 a.C. e 10.000 a.C. Elas são geralmente muito pequenas, com tamanhos que variam de 2,5 cm a 10,2 cm, embora alguns exemplos tão grandes quanto 24 cm tenham sido encontrados. O material mais comum usado para esculpir essas estatuetas é a presa de mamute, mas dentes, chifres, osso e pedra também foram usados. Em um número muito pequeno de escavações foram encontradas estatuetas de barro, que estão entre os primeiros exemplos conhecidos de arte cerâmica. As figuras são geralmente nus femininos sensuais. Algumas de suas características, como seios, quadris, estômagos e regiões pubianas, são muito exageradas, enquanto outras características estão ausentes ou minimizadas. É bastante comum as figuras serem sem rosto, com braços e pernas mal definidos e uma silhueta afunilada na parte superior e inferior. As esculturas muitas vezes não têm mãos e pés definidos. Dado que os criadores dessas esculturas foram separados por 30.000 anos e centenas de quilômetros, é impressionante que tantas delas compartilhem os mesmos traços.
DESCOBERTAS IMPORTANTES
Embora a maioria das estatuetas de Vênus estejam de acordo com essas características sensuais, os achados individuais mostram que há alguma diversidade em termos de materiais e construção. Elas também são bastante diversificadas em termos de sua localização. Foram encontradas em escavações que vão desde toda a Europa até a Sibéria. A maioria foi encontrada em locais de assentamentos pré-históricos, tanto dentro de cavernas quanto em locais ao ar livre. Embora extremamente raras, algumas figuras foram encontradas em locais de sepultamento.
II) Vênus de Hohle Fels
A Vênus mais antiga conhecida, a Vênus de Hohle Fels, foi encontrada em uma caverna de mesmo nome em Schelklingen, na Alemanha, e estima-se que tenha entre 35.000 e 40.000 anos. É esculpida em marfim de mamute lanoso. No lugar de uma cabeça, a Vênus de Hohle Fels tem um laço, o que sugere que pode ter sido usada como um pingente. Muitas Vênus têm perfurações que sugerem que podem ter sido usadas como joias.