Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Cícero Tavares - Crônicas e Comentários quarta, 27 de julho de 2022

A CURIOSA HISTÓRIA DAS ESTATUETAS DE VÊNUS
 

A CURIOSA HISTÓRIA DAS ESTATUETAS DE VÊNUS

Cícero Tavares

* * *

O termo estatueta de Vênus é usado para descrever as mais de 200 pequenas estatuetas de figuras femininas sensuais que foram encontradas em escavações do Paleolítico Superior em toda a Europa e algumas partes da Ásia. É importante salientar que, quando os paleoantropólogos se referem às estatuetas como “Vênus”, eles geralmente o fazem com aspas, porque as estatuetas de Vênus antecedem os mitos sobre a deusa romana Vênus em milhares de anos. O nome é derivado, em parte, de teorias que associam essas figuras à fertilidade e à sexualidade, duas características associadas à deusa romana.

 

I) Vênus de Willendorf

CARACTERÍSTICAS

As chamadas “estatuetas de Vênus” datam entre cerca de 40.000 a.C. e 10.000 a.C. Elas são geralmente muito pequenas, com tamanhos que variam de 2,5 cm a 10,2 cm, embora alguns exemplos tão grandes quanto 24 cm tenham sido encontrados. O material mais comum usado para esculpir essas estatuetas é a presa de mamute, mas dentes, chifres, osso e pedra também foram usados. Em um número muito pequeno de escavações foram encontradas estatuetas de barro, que estão entre os primeiros exemplos conhecidos de arte cerâmica. As figuras são geralmente nus femininos sensuais. Algumas de suas características, como seios, quadris, estômagos e regiões pubianas, são muito exageradas, enquanto outras características estão ausentes ou minimizadas. É bastante comum as figuras serem sem rosto, com braços e pernas mal definidos e uma silhueta afunilada na parte superior e inferior. As esculturas muitas vezes não têm mãos e pés definidos. Dado que os criadores dessas esculturas foram separados por 30.000 anos e centenas de quilômetros, é impressionante que tantas delas compartilhem os mesmos traços.

DESCOBERTAS IMPORTANTES

Embora a maioria das estatuetas de Vênus estejam de acordo com essas características sensuais, os achados individuais mostram que há alguma diversidade em termos de materiais e construção. Elas também são bastante diversificadas em termos de sua localização. Foram encontradas em escavações que vão desde toda a Europa até a Sibéria. A maioria foi encontrada em locais de assentamentos pré-históricos, tanto dentro de cavernas quanto em locais ao ar livre. Embora extremamente raras, algumas figuras foram encontradas em locais de sepultamento.

II) Vênus de Hohle Fels

A Vênus mais antiga conhecida, a Vênus de Hohle Fels, foi encontrada em uma caverna de mesmo nome em Schelklingen, na Alemanha, e estima-se que tenha entre 35.000 e 40.000 anos. É esculpida em marfim de mamute lanoso. No lugar de uma cabeça, a Vênus de Hohle Fels tem um laço, o que sugere que pode ter sido usada como um pingente. Muitas Vênus têm perfurações que sugerem que podem ter sido usadas como joias.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros