Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Coluna do Calixto - Onde Reminiscências, Viagens e Aventuras se Encontram quarta, 04 de janeiro de 2017

A CRENÇA NO ESCUDO DE FORÇA INDÍGENA

A CRENÇA NO ESCUDO DE FORÇA INDÍGENA

Robson José Calixto

 

 

Fonte: http://jadechabot.com.

 

                        Diversas tribos de índios americanos acreditam na Roda Medicinal e a utilizam para a sua proteção como um Escudo de Força, também conhecido como Apanhador de Sonhos. A Roda Medicinal tem origem desconhecida, mas tem servido como arquétipo, isto é, símbolo ou imagem primordial utilizada repetida e progressivamente de geração em geração, registrada no subconsciente ou chamada à nossa mente durante períodos de meditação ou nas relações interpessoais. Alguns colocam-na sobre a cama ou a penduram próximo à cama para proteção contra forças negativas ou pesadelos. A Roda Medicinal pode ser utilizada em cerimônias, aulas e sessões de terapia.

 

                        Lake-Thom (1997) ensina como fazer a sua própria Roda Medicinal, para se ter “um

símbolo e objeto de poder que reflete os símbolos e poderes escolhidos a partir da natureza”. As figuras e os símbolos heráldicos utilizados por famílias europeias na Idade Média teriam função similar.

 

                        A Roda pode ser feita a partir de pequenos galhos de árvores secos, todavia flexíveis, e couro; se houver desenho e pinturas, pode ser feita em papel cartão ou lona. Deve-se pegar o galho e dobrá-lo na forma de um círculo, amarrá-lo e colá-lo. Deve-se cortar um pedaço grande do couro e

colocá-lo sobre o aro formado pelo galho dobrado, então fazem-se furos no couro e amarra-o bem. A Roda pode ser, também, enfeitada ou o couro curtido.

 

                        Lake-Thom (1997) sugere que se leve a Roda Medicinal ou Escudo de Força “para algum lugar da natureza e se medite e pense sobre quatro símbolo, poderes ou arquétipos da natureza que lhe trazem algum tipo de apelo, ou poderes específicos que se experimentou fisicamente ou em sonhos”. Podem ser aves, cobras, insetos, répteis ou outros tipos de animais. “A Roda Medicinal deve ser dividida em quatro partes para representarem os quatro elementos, as quatro cores e os quatro poderes da Criação” (Lake-Thom,1997). Deve-se indicar (ou inscrever) um poder natural diferente para cada direção, no interior do círculo do escudo ou na sua parte externa; podem ser pendurados penas ou objetos que significam poderes especiais se quiser.

 

Fonte: https://br.pinterest.com.

 

                        Tem-se assim uma Roda Medicinal pessoal e um Escudo de Poder, “com duplo propósito e significado multifacetado”, de teor sagrado e de poder, “refletindo seus poderes e desejos pessoais com relação a espíritos guias e protetores”, que lhes acompanham ou são chamados para perto.

 

                        Como símbolo mental de desenvolvimento criativo e proteção, os índios e seus utilizadores solicitam que os Escudos de Poder os “protejam contra todo mal, sonhos ruins, má sorte, pessoas ruins e doenças”. Devem ser encontrados regularmente momentos para se sentar, meditar e olhar o Escudo e visualizá-lo mentalmente no interior das pessoas e ao redor delas, servindo como agente de conexão com a natureza, isto é, entre ela e o homem, entre o microcosmo e macrocosmo.

 

Fonte: www.slideshare.net.

 

                        Para Lake-Thom (1997), os povos têm se utilizado da Roda Medicinal como terapia para problemas mentais, físicos, emocionais e espirituais, para livrarem-se de feridas do passado, dor,

abusos, hábitos, violações e forças e símbolos negativos no subconsciente que desequilibram a vida,

substituindo-os por pensamentos e símbolos positivos, criativos, espirituais e de força. Oferece empoderamento e proteção para os que procuram reagir contra o medo, a vergonha, a insegurança e a baixo autoestima, devendo ser usado de forma apropriada e com respeito.

 

Nota 1: O presente texto foi escrito com base em Lake-Thom, B. - Spirits of the Earth. A Guide to Native American Nature, Symbols, Stories and Cerimonies. A Plume Book. 1997.

 

Nota 2: No meu Ebook “O Que É Ser Americano: Viajando de Carro Pelos Estados Unidos” (http://www.saraiva.com.br/o-que-e-ser-americano-viajando-de-carro-pelos-estados-unidos-941218.html), eu falo bastante sobre a cultura indígena americana e lugares nos Estados Unidos onde temas correlatos podem ser aprofundados.


domingo, 08 de janeiro de 2017 as 07:00:16

Ingrid
disse:

Gostei muito do texto, acho que vou comprar seu e-book.


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