A COZINHA PRÁTICA DE VOVÓ SALIMA
(LIVRO DE SALIMA DIB DE SOUSA E SILVA E A. C. DIB)
Raimundo Floriano
Diga-me aí, ilustre brasileiro, você que já conhece todas as maravilhas do mundo, tido como viajado e escolado, já experimentou comer uma vaca atolada?
E você, querida amiga, zelosa com os afazeres de casa, irrepreensível nos deveres domésticos e conjugais, já propiciou a seu querido esposo o prazer desse deliciar com uma mjadara?
São pratos tradicionais da cozinha goiana e árabe, cujas receitas engalanam o livro do qual ora lhes falo, da prima Salima, em parceria om seu filho A. C. Dib, cuja foto aparece na contracapa:
Conforme nela consta, cuida o livro de apresentar ao mundo pratos simples e triviais, não obstante deliciosos e muito apreciados elo povo brasileiro, que os elegeu e por nada os substitui em sua rotina diária.
Portanto, indispensável na estante e no repertório de receitas de todas as donas de casa que cuidam, diuturnamente da alimentação do cônjuge e de sua prole.
Salima, ao se casar, em 1962, na Igrejinha, com meu primo Bernardino de Sousa e Silva, o Benu, Procurador da República, filho de meu Tio Fructo, dondoca e socialite de Brasília que era, não sabia fritar um ovo.
Nascida em Catalão (GO), filha dos sírio-libaneses David Calixto Dib e Ivone Jubran Sabag Dib, Salima veio morar em Brasília dm 1957, funcionária do Estado de Goiás e requisitada pelo Departamento Imobiliária da NOVACAP. Ingressou no Ministério Público Federal, em 1963, do qual é hoje aposentada.
Nos primeiros tempos de casada, assistia regularmente ao Programa Cozinha Maravilhosa da Ofélia, na TV, pesquisava receitas e buscava orientações com Dona Ivone, sua mãe, exímia na culinária árabe e goiana. Depois, conquistada a experiência, formou, em sua cozinha, muitas das jovens que com ela trabalharam.
O coautor do livro é se filho, escritor Antônio Carlos de Sousa e Silva, o A. C. Dib, nascido em Brasília, em 1964, formado em Direito, com especialização em Direito Público e em Ciência Política, advogado militante e Procurador Legislativo da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
O lançamento do livro ocorreu no dia 26.09.2018, no Restaurante Carpe Diem da 104 Sul. Eu estava lá, com Mara, minha caçula:
Salima, Raimundo Floriano, Mara e A. C. Dib
A quem quiser se aprofundar no assunto, tornar-se perito nos segredos da culinária familiar, aconselho a aquisição do livro.
Porém, no intuito de deixar o leitor com água na boca, e, também, de matar sua curiosidade, aqui vão as receitas dos pratos acima mencionados, Vaca Atolada, típico da cozinha goiana, e Mjadara – pronuncia-se mjádara –, característico da mesa árabe:
Com linda e esmerada apresentação gráfica e fartamente ilustrado, o livro é recheado com histórias engraçadas e causos vividos por A. C. Dib, todos relacionados com a gastronomia. Além disso, traz minucioso índice remissivo, o que ajuda o leitor a facilmente localizar a receita do prato desejado.
Falei e disse!
Tio, chego aí hoje a noite. Fico até dia 17. Quero comprar esse livro. Bj.
Querida cobrinha, digo, sobrinha Ima, quando você chegar, ligue para (61) 3244-2696, ou 99989-9375, que o Antônio Carlos se encarregará de levá-lo até você. Um abraço!