Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

José de Oliveira Ramos - Enxugando Gelo domingo, 22 de janeiro de 2017

A CÓPULA E O ACASALAMENTO - SÃO PHODA!



Humanos nas “preliminares” para a cópula

Neste país esculhambado e sem moral, resolvemos instituir que, hoje, 22 de janeiro, é o “Dia Nacional do Escracho”. E tenho dito! Que entre em vigor a partir da sua publicação.

E, falando em escracho, lembro de um fato ocorrido com Joãozim, menino levado da breca, que morava na Estrada do Arraial, no bairro Casa Amarela, capital pernambucana.

Certa vez, na sala de casa e assistindo televisão, enquanto o pai lia o Jornal do Commercio, o endiabrado menino parou o que estava fazendo (separando as bilas – petecas ou cabiçulinhas ou ainda bolas de gude) e resolveu fazer uma pergunta:

– Pai, como foi que nasceu minha irmã Gorete?

Sempre atencioso com os filhos, Geraldo parou a leitura e tentou explicar para Joãozim:

– Foi complicado. Os Correios estavam em greve, lembro bem. Eu e sua mãe fizemos uma carta para o Papai do Céu, explicando que tínhamos apenas você como filho, e queríamos que Ele nos ajudasse para que você tivesse uma irmã. Ele, como sempre, nos atendeu e enviou a sua irmã por uma cegonha. Foi assim!

Admirado com a resposta do pai, Joãozim retrucou:

– Puta que pariu! Vocês nunca foderam?

Pois é. Ai nasceu essa conversa da procriação. Tudo que existe na Terra é fruto e ao mesmo tempo semente. Tudo existe para procriar e se reproduzir, embora esse não seja o sentido da frase bíblica “crescei e multiplicai-vos”.

Entre os animais, irracionais ou não, a única fórmula de reprodução é através da cópula ou do acasalamento para a perpetuação das espécies. Entre os chamados racionais, não será jamais o simples fato da cópula que vai garantir a reprodução. Há necessidade de dias em que o corpo humano esteja propício a esse fato. Na mulher, são os chamados dias férteis que se juntam à capacidade reprodutiva do macho. Macho e fêmea, disponíveis e prontos, copulam e se reproduzem.

No animal irracional e nas demais espécies vivas, existe a fase do “cio” – as aves têm um ciclo reprodutivo ainda mais demorado (em termos de fases) a partir do acasalamento. Outras espécies, no tocante a “dias” da gestação, superam em muito os seres humanos. Mas, a cópula será sempre o caminho para a reprodução.

A cópula não dá atenção ao perigo

Como os anfíbios anuros se reproduzem – Quando chega a estação de reprodução nos banhados, brejos e lagoas, no verão e nas noites chuvosas, ouve-se a cantoria dos machos. Estão dando um recado muito importante: “Eu tenho um território e quero namorar”. O macho de cada espécie canta na sua própria “linguagem” que é para a fêmea da espécie não se confundir. Essa diversidade é divertida para o nosso ouvido: o som de um se parece a um mugido, do outro a um assovio, e de um outro a um grilo!! Para os biólogos a especificidade de cada canto é uma boa dica para identificá-los. A noite, sem os enxergar os peritos descobrem quais espécies vivem numa determinada área, só pelo canto.& nbsp; Como os filhotes precisam da água para se desenvolverem, sapos, pererecas e rãs cantam sempre dentro ou próximo a corpos d’água. Para as fêmeas o canto é tão irresistível que são atraídas na hora. Quando o casal se forma, o macho dá um abraço bem apertado na fêmea pelas costas, (como na figura) e os dois desovam juntos. Com o abraço a fêmea libera centenas de gametas femininos (óvulos) e o macho, milhões de gametas masculinos (espermatozóides).” (Transcrito do Wikipédia)

A cópula diferenciada entre caninos

Por que os cachorros ficam “grudados” na hora do acasalamento? – Durante a cópula canina, é comum vermos os cachorros “grudados”. Essa posição ‘estranha’ consiste na junção dos dois animais, virados em direções opostas, unidos pela região caudal.

Apesar de parecer um pouco desconfortável, essa é apenas uma das fases do acasalamento. No caso dos cães, a penetração ocorre ainda com o órgão sexual flácido. Esse ato só é possível porque eles possuem um osso que permite essa penetrabilidade através apenas da fricção. E é somente após isso que a ereção acontece, conforme relatou a bióloga Karlla Patrícia, no site Diário de Biologia.

Quando a ereção ocorre, um órgão chamado ‘bulbus glandis’, presente nos machos, se enche de sangue, e consequentemente, aumenta seu volume. Dessa forma, as cadelas possuem uma cérvix plana, que possui uma abertura na qual o ‘bulbo’ irá se encaixar.

Contudo, esse preenchimento sanguíneo do bulbo só ocorre após a penetração. O sêmen dos cães é muito tênue, ralo, acontece por gotejamento e possui baixa contagem de espermatozoides. Sendo assim, a anatomia do órgão sexual da cadela permite melhores chances de fecundação.

E se você já tentou separar os cães enquanto eles estão nessa fase do acasalamento, pode ter notado que é uma tarefa inviável. Isso porque, uma vez que o bulbo aumentou o seu volume dentro do canal genital da cadela, é praticamente impossível que eles sejam “desgrudados”.

Assim, em suma, esse grude acontece como uma forma de minimizar a perda de esperma e aumentar as chances de fecundação. Além disso, como a ejaculação acontece por gotejamento, essa fase pode demorar cerca de 30 minutos e só acaba com a retração do bulbo. Após isso, os cães estão livres para se separar.” (Por Merelyn Cerqueira)

Acasalamento de papagaios

Como cruzar papagaios:

É importante recriar o ambiente que os pássaros encontrariam no seu habitat natural ao cruzar o seu papagaio. Na natureza, os papagaios acasalam durante a primavera, pois há uma grande quantidade de comida fresca e os dias são mais longos, proporcionando mais tempo para procurar comida. Para criar este cenário em casa, procure colocar os seus papagaios para procriarem na primavera e forneça bastante comida. Lembre-se de que, no acasalamento, os papagaios preferem ficar mais tempo sozinhos.

Instruções:

Espere até a primavera para cruzar os seus pássaros, pois os dias são mais longos. Coloque a gaiola perto de uma janela onde eles podem observar a mudança na luz do dia.

Dê aos papagaios folhas verdes, sementes e o que fizer parte da alimentação deles. Verifique, durante o dia, se o estoque de comida está bem abastecido.

Compre uma caixa-ninho em uma loja especializada e coloque-a dentro da gaiola. O tipo da caixa dependerá da raça de papagaio que você tem.

Observe o papagaio macho inspecionar a caixa-ninho.

Observe se o macho irá mastigar a caixa-ninho, pois ao fazer isso, ele mostra que a aprovou e o acasalamento acontecerá nos próximos dias. Caso ele não mastigue a caixa, retire-a da gaiola e tente novamente depois de alguns dias. O casal pode não estar pronto para o acasalamento.

Dicas & Advertências:

Depois que os papagaios acasalarem, os criadores poderão ver que um ovo aparecerá na caixa-ninho dentro de um ou dois dias. Outro ovo surgirá um ou dois dias depois do primeiro. O macho e a fêmea irão dividir a tarefa de manter os ovos aquecidos. Os ovos precisam ser chocados por 19 dias antes da eclosão.

Segundo o site “Parrots as Pets”, se quiser que o seu papagaio aprecie a companhia humana, então não tente cruzá-lo. Os papagaios depois de acasalarem, nem que tinha sido só uma vez, preferem ficar sozinhos. Se, mesmo assim, quiser criar papagaios, compre um casal só para este objetivo e mantenha os outros como animais de estimação. O “Parrots as Pets” também aconselha que, antes do acasalamento, é importante procurar quem queira um filhote, para prevenir que os pássaros sejam abandonados. (Escrito por Dawn Roberts | Traduzido por Paula Vieira)

Libélulas em acasalamento

“Complicados – As libélulas possuem órgãos reprodutivos estonteantemente complicados e variados. Seus pênis são engenhocas de juntas múltiplas, lembrando pernas prostéticas de alta tecnologia com acessórios como chifres, escovas, ganchos, agarradores, espalhadores e outros implementos, desenhados para afetar tanto a transmissão quanto o armazenamento do esperma, entre outras coisas. As fêmeas, comparativamente, são complexas, se não de maneira complementar – como a corrida armamentista evolucionária as programou, a Madame Libélula desenvolveu-se de modo a frustrar a capacidade de seu parceiro de remover os esperma de seus rivais.

As exigências gerais para o sexo das libélulas são suficientemente elaboradas: Antes do acasalamento, o macho se contorce para transferir o esperma de seu local de fabricação – no final de seu abdômen – até uma fenda no pênis, que se encontra apontando a metade frontal de seu corpo, logo atrás do tórax. Quando o amor chama, o macho utiliza apêndices no final de sua cauda para se agarrar atrás da cabeça da fêmea. Ela, por sua vez, torce à frente a ponta de seu abdômen para permitir a penetração.

Mas, exatamente como as partes se juntam em uma espécie em particular, e quais tarefas específicas elas realizam, são tópicos difíceis de serem estudados: o processo de acasalamento é incompatível com a vivissecção. Com as primas magrelas da libélula, as donzelinhas, que podem copular por até uma hora, os pesquisadores aprenderam bastante pelo congelamento da ação (ou seja, matando os participantes) em vários estágios do ato sexual. As libélulas, no entanto, copulam por apenas alguns segundos.” (Transcrito do Wikipédia)


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros