Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Literatura - Contos e Crônicas terça, 18 de fevereiro de 2025

A COLECIONADORA: LIVRO DE GIOVANNA MAZETTO (POSTAGEM DO LEITOR MARCELO BOERO)

Livro infantil reforça o valor de se cultivar boas memórias

"A Colecionadora" trata questões como construção afetiva, família e valores

O livro infantil "A Colecionadora", da escritora Giovanna Mazetto, nos apresenta a história de Malê, que, desde o nascimento, guarda com carinho objetos de afeição, como folhas de árvores, dinossauros e músicas. Isso tudo até ela chegar na mais significativa de todas as coleções: as memórias que construímos ao longo da vida.

De forma lúdica e acompanhada das lindas ilustrações de Bruna Assis Brasil, "A Colecionadora" relembra que viver bons momentos e gerar recordações de viagens, passeios e momentos em família são o melhor presente.

 

“Observando meus filhos e seus amigos crescerem e substituírem suas coleções, de carrinhos tipo hotwheels para bonés ou de bichos de pelúcia para cartas pokemon, pensei nas minhas próprias coleções e tive vontade de contar a história de uma menina desde seu nascimento até a velhice. Na vida, o que importa guardar, de fato, são os afetos, que podem, ou não, estar representados por objetos.”

 “Uma coleção que Malê e eu temos em comum é a de livros.”

Giovanna Mazetto, escritora

 

Estudos indicam que a participação ativa da família na leitura é decisiva para a formação de jovens leitores. Pais que leem para seus filhos contribuem para o aumento do vocabulário, memória e estimulam o desenvolvimento cognitivo das crianças. No Brasil, a leitura na infância enfrenta desafios significativos.

Uma pesquisa revelou que 79% dos brasileiros não tiveram pais que liam para eles durante a infância, o que pode impactar negativamente o desenvolvimento do hábito de leitura na vida adulta. “Acredito que bastam poucos minutos de leitura por dia para mudar este cenário, já que ler se torna facilmente um elo entre pais e filhos, criando momentos únicos”, comenta Giovanna.

Além dos benefícios cognitivos, a leitura compartilhada fortalece os laços afetivos e cria memórias duradouras. Transformar a leitura em um momento prazeroso e de interação familiar é fundamental para que a criança associe os livros a experiências positivas, incentivando o gosto pela leitura ao longo da vida.

"A Colecionadora" não apenas encanta com sua narrativa envolvente, mas também serve como um lembrete da importância de cultivar momentos de leitura e afeto seja em família ou com amigos, essenciais para o desenvolvimento integral das crianças.

 

“Espero que cada criança se divirta com a Malê e se inspire a montar as mais lindas coleções, valorizando os momentos em família, é claro.”

Giovanna Mazetto, escritora

 

Sobre a autora:

Giovanna Mazetto é escritora e advogada. Autora de Rio de Janeiro com as Crianças (Matrix, 2013), A Colecionadora (Sowilo, 2021) Todo Mundo Sabe (Sowilo, 2022) e Pela TelaJanela (Sowilo, 2024). Pós-graduanda do curso de Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz, núcleo Ficção.

 

Serviço:

Livro: A Colecionadora

Autora: Giovanna Mazetto (@giovannamazetto_)

Editora: Sowilo

Páginas: 32

Disponível para venda na Amazon



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução



baixar em alta resolução



baixar em alta resolução



baixar em alta resolução



baixar em alta resolução

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros