Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Xico com X, Bizerra com I quarta, 15 de fevereiro de 2023

A CASA ONDE MORAVAM OS LIVROS (CRÔNICA DE XICO BIZERRA, COLUNISTA DO ALMANAQUE RAIMUNDO FLORIANO)

 

Nem sei se apagaram a luz. Sei que foi fechada a última livraria que havia naquele Shopping grandão. O que há mais lá pra se fazer se minha motivação era exclusivamente sentir o cheiro dos livros? Não me interessava a imensa loja de utilidades domésticas, geladeiras e TVs, nem o box no corredor que exibia smartphones e outros utensílios de informática, tampouco a lanchonete com nome em inglês e que vendia hot-dogs que encantam as crianças. Interessava-me, tão-somente, aquela livraria. Os encontros que eu marcava em frente aos livros, onde acontecerão? E em que ambiente compartilharei minhas experiências literárias? Meus versos, livres, uns, e algemados, outros, desencontrados de lógica às vezes, se perderão nos corredores frios do shopping imenso. Minhas rimas vagarão entre as vitrines coloridas dos magazines, descerão pela escada rolante e se perderão no estacionamento amplo e lotado de carros, vazio de poesia. Resolvido: não mais irei ao Shopping e preservarei minhas palavras, beberei minhas rimas no bar da esquina, guardarei minhas frases e largarei no ar apenas as reticências … Vírgulas, as deixarei penduradas na porta daquela que já foi livraria e um ponto final restará sob a placa um dia luminosa que indicava ali ter existido uma casa de livros. A casa está vazia e não se sabe onde se esconderam as letras. Lá, não mais estão.

* * *

Todos os Livros e a maioria dos Discos de autoria de XICO BIZERRA estão à disposição para compra através do email xicobizerra@forroboxote.com.br. Quem preferir, grande parte dos CDs está disponível nas plataformas digitais. Visite nosso site: www.forroboxote.com.br


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros