Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Violante Pimentel - Cenas do Caminho sábado, 27 de outubro de 2018

A ARTRITE

 

 
A ARTRITE

A artrite é uma inflamação das articulações, com desgaste da cartilagem, que gera sintomas como dor, deformidade e dificuldade nos movimentos. Em geral, seu tratamento é feito com medicamentos, fisioterapia e exercícios, e, em alguns casos, com cirurgia. É uma enfermidade que não mata, mas maltrata, e é muito comum nos dias atuais.

Pois bem. Na época em que os religiosos cumpriam votos de pobreza, vestiam batina e usavam transporte coletivo, Padre Belizário, muito conhecido em Natal, sempre andava de ônibus, para fazer visitas às Paróquias da periferia. Durante o percurso, evitava conversar com estranhos, procurando ler a Bíblia, que sempre levava consigo.

De pouca conversa e irritado por natureza, certa vez, esse padre teve a “sorte” de ver sentar-se ao seu lado, num transporte coletivo, um bêbado, sujo e mal cheiroso, que insistia em puxar assunto com ele. Essa figura entrou no ônibus tombando e tossia bastante. A cada solavanco do ônibus, o bêbado tombava para o lado do padre, que o empurrava irritado. O padre abriu Bíblia e fingiu estar lendo. Mas o bêbado não parava de interromper a leitura do vigário, sempre cutucando o seu braço:

-Padre, que horas são no seu relógio?

E o padre, secamente, respondeu: – São 14 horas.

-Padre, já viu que calor???

O padre balançou a cabeça, afirmativamente, e fixou os olhos na Bíblia, fingindo concentrar-se na leitura.

De repente, o bêbado interrompeu, novamente, a leitura do padre:

-Seu Padre, o senhor sabe o que é artrite?

Chateado, o padre respondeu:

-É uma doença muito grave, que dá nas pessoas cachaceiras, farristas e irresponsáveis.

Assustado, o bêbado perguntou?

-Essa doença mata, padre?

O padre respondeu, irritado:

-Mata e mata muito rápido. Se o doente não parar de beber, morre logo. Não dura seis meses. É galopante mesmo.

Ao ouvir a resposta do padre, o bêbado entrou em pânico:

-Padre, o senhor jura que isso é verdade? Artrite mata ligeiro assim?

O Padre respondeu?

-Pode acreditar, em nome da Cruz de Cristo, que artrite mata muito ligeiro. Não tem cura! E o pior: Quem morre de artrite, vai direto arder no fogo do inferno! Vai se encontrar com Satanás, na mesma hora!!!

O bêbado começou a chorar e depois falou:

-Ô meu Deus!!! Coitadinho dele, Padre! Vai morrer logo. Ele bebe vinho todo dia!!!

O padre, já cheio de tanta chateação, disse:

-Pois trate logo de se tratar e não beber mais nada! Se não, você vai morrer já, já. E vai se encontrar com Lúcifer!!!

O bêbado, com a voz trêmula, respondeu:

– Eu estou bonzinho, seu padre. Quem está com artrite é o Papa. Eu ouvi a notícia no rádio…

O padre levantou-se e foi sentar-se mais na frente.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros