Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense sábado, 31 de agosto de 2024

7 DE SETEMBRO: PROGRAMAÇÃO DO DESFILE EM BRASÍLIA

7 de Setembro: confira a programação do desfile em Brasília

Atletas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos e representantes das Forças Armadas também desfilarão. A abertura das arquibancadas ao público será a partir das 6h20. Desfile terá início às 8h45. Acesso é gratuito.

 
No ano passado, a celebração do 7 de Setembro reuniu cerca de 50 mil na Esplanada  -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A.Press)
x
 
No ano passado, a celebração do 7 de Setembro reuniu cerca de 50 mil na Esplanada - (crédito: Ed Alves/CB/D.A.Press)
 

A celebração do Dia da Independência deste ano será na Esplanada dos Ministérios, na manhã de sábado, (7/9). O evento terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além de outras autoridades do Exército, da Marinha, e da Aeronáutica. Com acesso gratuito ao público, a abertura das arquibancadas no Eixo Monumental será a partir das 6h20.

 

O acesso é preferencialmente por transporte público, mas haverá bolsões de estacionamento na S2, a via dos Anexos da Esplanada dos Ministérios na Asa Sul. O trânsito na Esplanada dos Ministérios estará fechado.

Já o início do desfile está previsto para 8h45, com a chegada de Lula e a revista às tropas. Atletas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos e representantes das Forças Armadas também desfilarão, além de alunos de escolas públicas do Distrito Federal. Haverá apresentação da Pirâmide Humana do Batalhão de Polícia do Exército e a aguardada performance da Esquadrilha da Fumaça, às 10h30.

A estrutura para o desfile está em preparação em partes das duas margens da via da Esplanada, sentido Praça dos Três Poderes à rodoviária. De um lado, a montagem das arquibancadas. Do outro, a do palanque em que ficarão convidados nacionais e estrangeiros, além de autoridades, entre elas o presidente da República.

G20

Segundo o Planalto, neste ano, o evento cívico-militar está organizada em três eixos. Um deles aborda a importância estratégica da realização do G20 no Brasil, em novembro, no Rio de Janeiro, e, durante o desfile, serão apresentadas as 21 bandeiras dos países que integram a cúpula.

Rio Grande do Sul e proteção às crianças

O desfile também homenageará o esforço da nação em torno do apoio ao processo de reconstrução do Rio Grande do Sul, atingido por enchentes em maio. Já o terceiro eixo vai enfatizar a retomada da ampla proteção de crianças e da população por meio das campanhas de vacinação e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos.

O que não levar:

Por questões de segurança, está proibido o acesso à área do evento com fogos de artifício e similares, armas, apontadores a laser, artefatos explosivos, sprays, garrafas de vidro, mastros e latas. 

Ao todo, o desfile mobiliza 8.812 pessoas, incluindo militares, estudantes e atletas. Deste total, 3.990 participarão dos desfiles a pé, motorizado (que envolverá 133 viaturas) e montado (cavalos). A equipe de segurança, formada por contingentes da Marinha, Exército e Aeronáutica, além de equipes da Segurança Pública, mobilizará outros 4.882.

 

Entre as várias atrações que passaram pelo Eixo Monumental, o público presente aplaudiu bastante a passagem do Zé Gotinha, mascote do Sistema Único de Saúde (SUS), e o tradicional show da Esquadrilha da Fumaça, que rasgou o céu de Brasília com suas manobras.

Veja abaixo a programação:

  • 6-6h30 - Chegada e concentração das tropas
  • 6h20 - Abertura do acesso do público às arquibancadas
  • 8h10 - Término da concentração na Praça dos Três Poderes
  • 8h45 - Chegada do presidente Lula na Via N1 e revista às tropas
  • 9h- Início do desfile - recepção do presidente, ocupação da Tribuna e Honras Militares
  • 9h08 - Hino Nacional e Hino da Independência
  • 9h15 - Apresentação do Comandante do Desfile Cívico ao presidente - Abertura do desfile
  • 10h11 - Desfile motorizado
  • 10h26 - Apresentação da Pirâmide Humana do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília
  • 10h30- Apresentação da esquadrilha da Fumaça

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros