Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Bebidas em Geral domingo, 19 de janeiro de 2025

6 SUGESTÕES DE VINHOS PARA BRINDAR O VERÃO (POSTAGEM DA LEITORA NATHALIA HEIDORN)

Decanter

6 sugestões de vinhos para brindar o verão

O vinho combina sim, com verão e a Enoteca Decanter Blumenau traz dicas e opções para aproveitar o melhor da estação.

O verão chegou e, com ele, a busca por bebidas que combinam com o clima quente. Seguindo algumas dicas, o vinho pode se tornar um grande aliado para brindar os dias ensolarados com estilo e sabor. 

Mais leves e frescos, os vinhos brancos, rosés e espumantes costumam ser mais refrescantes e têm aromas e sabores como frutas cítricas e tropicais. O cuidado com a temperatura na hora de servir a bebida também é fundamental: os brancos e rosés devem ser servidos entre 8°C e 12°C, enquanto os espumantes ficam perfeitos entre 6°C e 8°C. Já os tintos mais leves, como Pinot Noir, podem ser levemente resfriados, entre 14°C e 16°C.

Harmonizar a bebida com pratos típicos do verão, como saladas, frutos do mar, peixes grelhados e pratos leves também é recomendado. Os vinhos frisantes têm leveza e efervescência, são excelentes opções para quem busca algo diferente e mais descontraído para o verão, mas os tintos também fazem bonito na estação, se bem harmonizados.

Melhores rótulos com desconto

Entre os rótulos que mais combinam com o verão, a Enoteca Decanter de Blumenau, destaca o Paul Mas Vermentino, um vinho branco originário da região de Pays d'Oc, na França. Composto de aromas cítricos (limão-siciliano, lima, bergamota), frutas de polpa branca (pêra, maçã verde), notas florais de rosas brancas e um toque mineral de pedra molhada, o Paul Mas Vermentino é perfeito para acompanhar peixes, crustáceos, carnes brancas e queijos frescos. Deve ser servido a uma temperatura de aproximadamente 8°C. Pode ser guardado por até 5 anos.

O vinho Reta Quebrada Chalinga também é uma excelente escolha para celebrar a estação, segundo o sommelier.  O vinho tinto chileno, feito com uvas Pinot Noir da região de Valle del Limarí, tem taninos sedosos e aromas de frutas vermelhas, especiarias e violeta. Ótima opção para harmonizar com pratos leves como aves, carnes e até mesmo pratos de frutos do mar. A temperatura de serviço ideal é entre 16°C a 18°C, perfeita para dias quentes de verão.

Petit Torus, produzido pela vinícola Brumont, na região francesa de Madiran, é um vinho tinto, refrescante e versátil, feito principalmente da uva Tannat e é perfeito para acompanhar pratos leves como saladas frescas, frutos do mar e peixes grelhados, além de queijos leves como brie e camembert e pratos vegetarianos.

Alta-Yarí Malbec, produzido pela vinícola Alta-Yarí, localizada na região do Vale de Uco, em Mendoza, Argentina, é outra excelente escolha. Encorpado e com sabores ricos de frutas maduras, como cerejas e ameixas, com toques de especiarias e violeta, o Malbec é perfeito para acompanhar carnes grelhadas, especialmente as mais saborosas como costela e filé mignon; massas com molho vermelho e queijos fortes, como o gorgonzola e o roquefort.

Outro tinto, produzido pela Adega José de Sousa, localizada em Reguengos de Monsaraz, na região do Alentejo, em Portugal, o José de Sousa Alentejano é um vinho elaborado de forma artesanal, utilizando técnicas ancestrais como a pisa da uva e fermentação em ânforas de barro. Encorpado e complexo, com notas de ameixa preta, goiaba madura, chocolate e especiarias é ideal para acompanhar pratos de carne, caça e queijos mais robustos, sendo servido a uma temperatura de 14°C a 16°C.

Também do Vale de Uco, em Mendoza, o Luigi Bosca De Sangre Malbec é conhecido por sua frescura e concentração, o que o torna uma excelente escolha para os meses quentes, pois os taninos firmes e a acidez equilibrada ajudam a mantê-lo refrescante mesmo em temperaturas mais altas. Servido entre 16°C e 18°C, harmoniza bem com pratos como costela de cordeiro e queijos semiduros.

Estes e outros rótulos que combinam com a estação mais quente do ano estão com até 25% de desconto na Enoteca Decanter, em Blumenau. As compras podem ser feitas via whatsapp (47) 9983-2362 e na loja física, na Avenida Brasil, 630 - Ponta Aguda.

 



 

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros