“As unidades consumidoras de baixa tensão terão uma redução média de 0,49% nas novas tarifas e os clientes com fornecimento em alta tenção receberão um acréscimo de 2,14%”, escreveu o Correio. Leitores reclamaram. Alessandro Sberni @sberni93 foi além. Apontou quatro tropeços:
- Grafia: troca de tensão (potencial elétrico) por tenção (intenção, propósito).
- Vírgula: a conjunção e, quando liga orações com sujeitos diferentes e, na leitura rápida, pode provocar ambiguidade, deve ser antecedida por vírgula: As unidades consumidoras de baixa tensão terão uma redução média de 0,49% nas novas tarifas, e os clientes com fornecimento em alta tensão receberão um acréscimo de 2,14%.
- Estilo: o artigo indefinido sobra: As unidades consumidoras de baixa tensão terão (uma) redução média de 0,49% nas novas tarifas, e os clientes com fornecimento em alta tensão receberão (um) acréscimo de 2,14.
- Eco: a repetição do “ão” provoca rima, que maltrata os ouvidos. Melhor partir para o troca-troca: As unidades consumidoras de baixa tensão vão ter queda média de 0,49% nas novas tarifas, e os clientes com fornecimento em alta tensão vão receber acréscimo de 2,14%.