Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Agenda Cultural terça, 07 de janeiro de 2025

2025 É O ANO DA SERPENTE NO CALENDÁRIO CHINÊS (POSTAGEM DA LEITORA GRAZIELA CRISTINA)

2025 é o "Ano da Serpente" no calendário chinês; entenda

Energia predominante será a da Madeira Yin

Existem 12 animais do zodíaco na astrologia chinesa, e cada um possui um conjunto de qualidades únicas. A cada ano, um animal é pareado com um dos cinco elementos – metal, madeira, água, fogo e terra. Conforme o zodíaco chinês, a serpente é associada à sabedoria, charme, elegância e transformação. Acredita-se que as pessoas nascidas nos anos da serpente sejam intuitivas, estratégicas e inteligentes.

Segundo a tradição, a energia de cada ano é determinada a partir de arquétipos de 5 Movimentos do Qi, conhecidos como 5 Elementos ou Wu Xing. Em 29 de janeiro de 2025 ocorre o início do Ano Novo Chinês, que findará em 16 de fevereiro de 2026, conforme o calendário lunissolar. O novo ano será, oficialmente, o “Ano da Serpente de Madeira”. Isso significa que a energia predominante será a da Madeira Yin, pois o elemento madeira tem uma forte ligação com a saúde e o bem-estar.

Curiosamente, o ano da serpente é, às vezes, chamado de ano do “pequeno dragão”, já que se acredita que o dragão mítico tenha sido modelado a partir da serpente, de acordo com a crença tradicional chinesa. 2024 foi o Ano do Dragão. Considerando a história como referência, o ano que vem será um momento de mudança dinâmica Como cada animal elemental segue um ciclo de 60 anos, o último Ano da serpente de Madeira foi em 1965.

 

Dupla primavera

Outro aspecto interessante sobre o ano que se inicia é que o próximo Ano Novo Lunar terá a chamada “dupla primavera”. Isso significa que teremos duas ocorrências do início da primavera (lichun) em um mesmo ano do calendário lunar chinês.

O primeiro lichun será dia 3 de fevereiro de 2025, o sexto dia do Ano Novo Lunar. Para a Astrologia Chinesa, neste dia o Sol passará pelo 15º grau do signo de Aquário. Por isso, a Astrologia Chinesa Ba Zi e o Feng Shui Tradicional Chinês consideram a data como início do Ano Novo Chinês da Serpente.

É um marco importante para a agricultura e marca as celebrações populares nos países que seguem o calendário chinês, como Vietnã, Singapura, Malásia, Indonésia, Tailândia, Mongólia e Sri Lanka. As festividades são fundamentais para sua identidade cultural, como os tradicionais festivais e rituais que estimulam as boas intenções para o novo período.

O segundo lichun cai em 4 de fevereiro de 2026, mais de uma semana antes do fim do Ano da Serpente, em 16 de fevereiro de 2026. Para a tradição chinesa, a primavera representa uma nova vida e novos começos. O famoso provérbio chinês lembra que “coisas boas vêm em pares”. Por isso, quando há duas primaveras em um ano, acredita-se que isso amplifique as bênçãos e a boa sorte, tornando-o particularmente auspicioso para decisões importantes.

O zodíaco chinês corresponde a um ciclo de 12 anos, com cada ano atribuído a um dos doze animais: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, galo, cachorro e porco, nessa sequência.

 

Sobre o Ibrachina      

Fundado em 2018 pelo Dr. Thomas Law, advogado, o Ibrachina é um Instituto sociocultural que tem como finalidade promover a integração entre as culturas e os povos do Brasil, China e de países que falam a língua portuguesa. O Ibrachina atua em parceria com universidades, entidades e associações, além de fazer parte das Frentes Parlamentares Brasil/China, BRICS, criadas pela Câmara dos Deputados, e de Cooperação Política Cultural entre Brasil, China, Coreia e Japão, da Câmara Municipal de São Paulo.      

     

Informações para a Imprensa | Agência Pub     

Graziela Cristina – graziela.cristina@agencia.pub - (11) 97302-4547 




Visualizar todas as imagens em alta resolução






Graziela Cristina
Assessora de Imprensa
graziela.cristina@agencia.pub
(11) 97302-4547


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros