Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Literatura - Contos e Crônicas sábado, 19 de outubro de 2024

1968: CENTELHAS SOB PALHA SECA - LIVRO DE EDVALDO SILVA (POSTATGEM DA LEITORA ALESSANDRA BLAESSING)

Uma história de coragem e paixão em tempos de luta

Novo romance de Edvaldo Silva narra a busca dos jovens por liberdade em 1968, um ano hostil marcado por opressão e injustiças

A década era 1960 e o mundo vivia uma verdadeira convulsão social. Na França pós-guerra, por exemplo, os movimentos estudantis fervilhavam nas ruas e universidades, com jovens que clamavam por liberdade, igualdade e justiça social. Enquanto isso, o Brasil vivia os anos de chumbo da ditadura militar, um dos períodos mais violentos do regime. É em meio a este contexto que tem início a história de 1968: centelhas sob palha seca, do escritor Edvaldo Silva, que será debatida em Leitura Coletiva. 

Universitária brasileira e filha de um diplomata, Beatriz se apaixona por Thierry, um jovem pianista de jazz e filho de imigrantes negros da Costa do Marfim. Com personalidades diferentes, eles se conectam em um verdadeiro clichê de “os opostos se atraem”: enquanto ela é militante apoiadora dos ideais revolucionários, ele é desinteressado por política e entusiasta do cenário boêmio de Paris. Mas apesar das diferenças, o amor e as turbulências da época os arrastam para o centro deste cenário de lutas. 

A trama se intensifica quando eles mudam para o Brasil e, inseridos no epicentro do regime militar, se unem à célula 27 do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR8), liderado por Carlos Marighella – considerado o inimigo número um do regime. Com o endurecimento da repressão após o AI-5, o perigo aumenta ainda mais: Beatriz é capturada e Thierry precisa tomar decisões difíceis, que desafiam seus ideais, valores e o futuro do casal. 

Como se não tivesse desafios suficientes, o jovem casal também enfrenta o preconceito racial, a luta de classes, as pressões sociais e os próprios conflitos internos. Em meio a tudo isso, a arte e a música se tornam aliadas e um alento para aqueles que querem acreditar na mudança e manter a esperança em tempos desafiadores. 

Pronto para se unir a uma geração determinada a lutar por um mundo melhor? 

Se o seu perfil for selecionado, você receberá o livro em casa para ler e resenhar. Também terá a oportunidade de participar de um encontro muito especial, com a presença do autor e mediação da equipe LC – Agência. Será uma experiência rica, cheia de emoções e insights. Não perca! 

👉 Inscreva-se no link: https://forms.gle/mfGF2ivqNXBgRZfz6.  

O autor por trás da obra: Edvaldo Silva é mestre em Artes e Multimeios pela UNICAMP e pós-graduado em Publicidade pela ECA/USP. Com uma carreira de sucesso em empresas como FOX Latin American Channels (Canais Disney), o Portal Terra (Grupo Telefônica), e a gigante latino-americana dos aplicativos para celular Movile (Naspers Group), ele foi Presidente do Comitê de Ad Tech & Data do Interactive Advertising Bureau. Na literatura assina o livro “Da Válvula ao Pixel – A Revolução do Streaming”, voltado à área de Publicidade e lançado no Brasil e em Portugal pela Editora Atlântico. Estreou na ficção com Além da Fumaça, que foi Menção Honrosa no Latino Book Awards 2023 e finalista do Prêmio ABERST. 1968: Centelha Sob Palha Seca é o segundo romance histórico do autor. 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros