Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Dad Squarisi - Dicas de Português quinta, 04 de outubro de 2018

15 DIQUINHAS ÚTEIS

 

15 diquinhas úteis

Publicado em português

1.O filho puxou o pai? Puxou ao pai? Puxar alguém é atrair para si, mover: Puxou o filho antes da passagem do trem. Puxou-o com delicadeza.

Puxar a alguém é parecer-se, ter semelhança: O filho puxou ao pai; a filha, à mãe.

*

2. Esporte e desporto convivem em harmonia: Rafa e João são esportistas. Rafa e João são desportistas.

*

3. Quem tem mania de grandeza é megalômano. Ou megalomaníaco. O dicionário abona as duas palavras. A segunda é mais usada. Melhor.

*

4. Bênção ou benção? Tanto faz. Mas o plural muda. De bênção é bênçãos. De benção, benções.

*
5. Atender o telefone? Atender ao telefone? As duas regências cumprem a função de dizer alô: Atendi o telefone. Atendi ao telefone.

*
6. O dicionário registra Olimpíada e Olimpíadas com o mesmo significado. Com qual delas você fica?

*
7. Caixa dois ou caixa 2 – a língua dá nota 10 para as duas. Não está nem aí pra Justiça.

*
8. Apagão e blecaute fazem estragos. Apagam a luz, descongelam o freezer e deixam os noveleiros a ver navios. Valha-nos, Deus!

*
9. Aterrissar e aterrizar dão alegria aos que tremem só de pensar em avião. Os dois verbos significam pousar em terra.

*
10. Que dia é hoje? Há duas respostas. Uma: Hoje são 21 de junho. A outra: Hoje é (dia) 21 de junho.

A maioria dos gramáticos prefere tratar os dias como as horas: São 14h. São 3 de outubro.

Olho vivo, moçada. Preferir não é impor.

*

11. Ter de estudar? Ter que estudar? Modernamente as duas formas são sinônimas: Tenho de sair às 2h. Tenho que sair às 2h.

*
12. Saudade ou saudades. Ciúme ou ciúmes. Sentimento dispensa o plural. Mas, se usar o s, tudo bem. A língua não liga. O incomodado que reclame.

*
13. Cota na universidade? Ou quota? Errar é impossível.

cota, quota,*

14. Alcoólatra e alcoolista são sinônimos. Alcoólico é preferível por ser politicamente correto.

Existem as duas palavras: alcoólatra e alcoolista.

*
15. O personagem ou a personagem? Não faz diferença: o personagem Emília, a personagem Emília; o personagem Pedrinho, a personagem Pedrinho.

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros