Para quem gosta de cozinhar, há sempre receitas que ficam marcadas nos livros para serem feitas numa ocasião sem pressa, com tempo. Por vezes, é bem verdade, esse momento nunca chega – ou melhor, nunca chegava. A quarentena apresenta uma boa oportunidade para tirar do papel o desafio e ir para a cozinha encarar receitas que são verdadeiros projetos gastronômicos, como as que reunimos aqui.
Elas não são necessariamente complicadas, nem exigem conhecimento de técnicas avançadas. Mas são trabalhosas, com várias etapas, e pedem tempo e paciência para quem está disposto a ficar um longo período na cozinha. Algumas, inclusive, levam dias para ficar prontas – mas quem está com pressa, afinal?
Lascas de laranja com chocolate
Não vamos mentir: esta receita dá trabalho. Entre descarcar as laranjas, escaldar as cascas, cristalizar as lascas, preparar o chocolate e comer do doce vai um bom tempo. Mas quem enfrentar a receita vai ser muito bem gratificado ao final. Veja como fazer.
Foto: Codo Meletti|Estadão; Produção: Florise Oliveira
Torta gelada de morango
Leve, pouco doce e muito macia, esta torta da Helô Bacellar é maravilhosa. O desafio é acertar o merengue italiano, feito com uma calda quente de açúcar e glicose de milho e claras em neve. No mais, é só ter paciência para deixar a torta gelar. Veja a receita.
Torta gelada de morango. Foto: Felipe Rau/Estadão
Pão de ló Vitória, com recheio de chantilly e geleia
Que tal aproveitar o tempo do feriado para aperfeiçoar suas habilidades de montagem e decoração na confeitaria? Este bolo é super simples e pode servir de tela para uma decoração mais elaborada, a cargo da sua imaginação. O segredo é acertar a textura da massa: ela tem de ficar macia para derreter na boca e, ao mesmo tempo, firme o suficiente para aguentar a umidade da geleia e do chantilly. Veja a receita.
Foto: Andrew Scrivani|The New York Times
Pão de centeio integral nórdico
Fazer pão é terapêutico. É o passatempo perfeito para quando estamos com tempo de sovar e deixar fermentar - e, depois, de reunir a família em torno dele quentinho. O pão de centeio tradicional da Escandinávia é escuro, cheiroso, irregular e com sabor que lembra o de nozes. Veja a receita.
Foto: Francesco Sapienza|NYT
Focaccia com azeitonas e tomates
Ancestral da pizza, essa espécie de pão achatado de textura fofinha requer diversos cuidados ao ser feita em casa. Da potência do forno ao tempo de fermentação, é importante prestar atenção aos detalhes. Feita a massa, é só criar a cobertura com o que tiver em casa e o coração mandar. Veja a receita.
Foto: Tiago Queiroz|Estadão
Cannoli de parmesão
Esta receita é uma brincadeira com o cannolo, o doce mais popular da Sicília, que por muito tempo era encontrado só no carnaval, mas hoje é feito o ano inteiro (e em quase o mundo todo!). O cannolo de parmesão serve como aperitivo ou entrada. É um cilindro crocante recheado com ricota. Veja a receita.
O cannoli de parmesão também serve como aperitivo Foto: Pedro Knoll|Estadão. PRODUÇÃO: Ana Claudia Marques
Nhoque de batata roxa, camarões e tomates
Fazer a massa (que leva batata-roxa, fécula, manteiga e queijo grana padano), enrolar em fios, cortar em pedacinhos, cozinhar. Fazer nhoque em casa pode envolver a família toda e ser uma boa atividade para envolver até as crianças. Veja a receita do chef Salvatore Loi.
Nhoque de batata roxa, camarões e tomates. Foto: Roberto Seba
Massa recheada com brie, alho-poró e amêndoas
Este prato é o perfeito projeto gastronômico para um dia em casa. Fazer a massa, preparar o recheio, esticar e cortar a massa, rechear cada pedaço, cozinhar, preparar o molho, montar o prato. O tempo é longo, mas a recompensa é certa. Veja a receita da chef Ana Soares.
Massa recheada com brie, alho-poró e amêndoas ensinado por Ana Soares Foto: Tadeu Brunelli|Estadão
Salmão curado com erva-doce
Uma boa receita para quem já quer ir se preparando para a quaresma. O salmão passa dias curando com temperos na geladeira. Veja a receita.
Receita de salmão curado com erva-doce Foto: Roberto Seba|Estadão
Comente