Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo terça, 19 de janeiro de 2021

ZÉ RENATO DEIXA GRUPO BOCA LIVRE

 

Zé Renato deixa grupo Boca Livre por discordar de posições de colega bolsonarista

Lourenço Baeta também saiu por divergências com Mauricio Maestro, apoiador do presidente Jair Bolsonaro; apesar das diferenças, David Tygel afirma que permanece por ‘amor ao grupo’
 
Da esquerda para direita. David Tygel, Lourenço Baeta, Zé Renato e Mauricio Maestro Foto: Leonardo Aversa / Divulgação
Da esquerda para direita. David Tygel, Lourenço Baeta, Zé Renato e Mauricio Maestro Foto: Leonardo Aversa / Divulgação
 

O grupo vocal Boca Livre é mais uma vítima da polarização ideológica que, desde 2018, já deu muita briga em família, desfez amizade e até casamento. Zé Renato, integrante desde a primeira formação, em 1978, e Lourenço Baeta, que entrou em 1980, deixaram o quarteto por divergências com Mauricio Maestro, um dos fundadores. Maestro, alinhado com o presidente Bolsonaro e Olavo de Carvalho, e sempre compartilhando conteúdo de ambos em suas redes sociais, agora segue apenas com David Tygel, na banda desde 1978, entre idas e vindas. O anúncio foi feito pela empresária do grupo, Memeca Moschkovich, no Facebook.

A ideia do músico agora é investir ainda mais na carreira solo: lança ainda neste ano um álbum infantil, “Água para crianças” (Sesc), e outro com uma gravação de um show ao vivo, de 2004, com repertório de Orlando Silva (Discobertas).

Mauricio foi procurado pela reportagem, mas preferiu não se pronunciar sobre a saída dos colegas e sobre os novos rumos da banda.

Amor ao grupo

Lourenço Baeta também calculou a decisão há tempos e diz que ela está além do espectro “esquerda e direita”.

— Você convive com divergência politica, mas tem hora que vai chega num ponto mais difícil aceitar certas coisas. Até pelo fato do desgaste do tempo — disse o músico, ainda sem planos para os próximos passos.

Remanescente, David Tygel diz que já esperava que isso fosse acontecer, mas frisa que sua decisão de permanecer na banda não tem relação ideológica com Maestro.

— Ele tem uma posição contrária a minha. (Mas o Boca Livre) é um grupo que eu amo muito, não gostaria que acabasse. No sentido do trabalho musical, tenho uma relação muito boa com o Maurício — disse David.

MPB refinada

O Boca Livre tinha sua formação original composta por Zé Renato, Claudio Nucci, Maestro e Tygel. Seu álbum de estreia, “Boca livre” (1979), ultrapassou a marca de 100 mil cópias vendidas, impulsionado pelos sucessos de “Toada” e “Quem tem viola”. Nucci sairia no ano seguinte, sendo substituído por Lourenço Baeta. Referência de uma MPB refinada, com arranjos e harmonias vocais que fogem do convencional, o grupo tem no currículo parcerias com Milton Nascimento, Tom Jobim e Edu Lobo, entre outros.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros