Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quarta, 11 de julho de 2018

UMA FINALISTA E A ETERNA SENSAÇÃO DE QUE HÁ ALGO MAIS A OFERECER

 

Análise: Uma finalista e a eterna sensação de que há mais a oferecer

A Copa de 2018 não é um torneio de fartura de jogo encantador e desempenhos

vistosos

 

O francês Mbappé para no goleiro belga Courtois durante a semifinal - JEWEL SAMAD / AFP

POR CARLOS EDUARDO MANSUR, ENVIADO ESPECIAL

SÃO PETERSBURGO — Como numa Copa do Mundo retratada em 90 minutos, estavam no gramado de São Petersburgo dois times separados por diferenças mínimas e, no fim, um gol de bola parada como o lance crucial. Nada mais coerente com o roteiro de um torneio marcado pelo equilíbrio que advém da globalização, pela falta de espaços e pela inexistência de um time verdadeiramente dominador através do controle da bola e das ações.

 

É uma Copa de decisão em poucos lances, de momentos. Hazard teve os seus, Mbappé também, Griezmann também. Grandes jogadores dos grandes lados, mas a sensação de que continuamos à espera da definitiva exibição de um time para ser lembrado. Ou mesmo da atuação individual que nos convença, de forma definitiva, de que estamos diante do novo melhor do mundo. Não é um torneio de fartura de jogo encantador, de desempenhos coletivos vistosos, do time que submete o rival até derrotá-lo.

 

Não quer dizer que não houve um ótimo jogo, duelo tático, lances de brilho dos craques. E, no fim, vai à final a França por resolver melhor uma das mais duras equações do Mundial. Se não é possível dar aos grandes craques o contexto dos clubes de ponta da Europa, com elencos fartos, bom tempo de treinamento e uma superestrutura ao redor, o desafio é deixar as estrelas cômodas. Criar formas de jogar que ativem suas qualidades. Aí reside outra diferença entre a Bélgica e a França na semifinal.

 

Após surpreender o Brasil, Roberto Martínez apresentou um novo plano. Voltou a ter um sistema para defender, outro para atacar. Um com quatro defensores, outro com três. Kevin de Bruyne não foi o "falso 9", mas um dos meias por trás de Lukaku. Este, deixou a ponta e voltou a ser o centroavante. Os dois saíram do jogo. Lukaku porque, com mais posse de bola, sem os espaços para o contragolpe que o Brasil permitiu por 30 a 35 minutos, a Bélgica criou muito menos. Sempre teve tal problema. E De Bruyne porque, encaixotado entre as linhas de marcação francesas, só entrou no jogo nos 25 minutos finais, quando voltou a ser um volante, iniciador de jogadas. O que se viu de brilho belga veio de Hazard, um grande nome que se despede da briga pelo título.

 

A França é o oposto. Talvez o elenco mais dotado tecnicamente da Copa, chegou à Rússia com uma coleção de estrelas desconfortáveis em suas funções. Parecia desafiador montar um time em torno de jogadores tão especiais. Vestia o traje de favorita e tentava atacar, dominar. Nunca funcionou. Até trocar o protagonismo pelo pragmatismo.

 

 

Ao fazer Matuidi marcar pela esquerda e, no momento ofensivo, sustentar o meio-campo, os franceses têm um Pogba mais frequentemente liberado para conduzir a bola na ligação de contragolpes. Griezmann, pouco à vontade num trio ofensivo, virou um segundo atacante por trás de Giroud, algo mais próximo do que faz no Atlético de Madrid. E Mbappé... Bem, este tem só 19 anos e parece sempre à vontade. Desde que, em passagens dos jogos que podem ser longas, saiba esperar seu tempo de ter a bola.

A França, e talvez o futebol de seleções fabrique cada vez mais equipes assim, é destes times de enorme potencial, que deixa o mundo na expectativa de ver aflorar um jogo tão encantador quanto seus intérpretes: mas oferece ao espetáculo apenas o indispensável para ganhar. Deschamps criou uma estrutura conveniente para seus astros, para que tenham momentos e, neles, produzam impacto no resultado do jogo. Mas ainda não houve exibições de 90 minutos de um jogo fluido. São ações decisivas, por vezes esparsas.

Impossível ignorar méritos num futebol francês que fará sua terceira final de Copa em 20 anos. Nunca se produziu tantos talentos. E veio à Rússia um elenco jovem, de imensa técnica, mas que trocou a exuberância pela capacidade de se adaptar. A tentativa de mandar nos jogos na primeira fase resultou em atuações ruins, desequilibradas contra Austrália e Peru, por exemplo.

Nas oitavas, o caos argentino ofereceu todos os espaços de que tanto gosta esta França: imbatível ao poder correr e contragolpear, levou três gols, mas fez quatro. Já o Uruguai se fechou, os franceses controlaram a bola mas, fora de sua zona de conforto, dependeram de uma falta lateral à área para chegar ao gol. Contra a Bélgica, talvez escaldados pela derrota brasileira, os franceses não fizeram qualquer questão da bola. E novamente acharam o gol na bola parada.


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