Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quinta, 20 de janeiro de 2022

TURISMO: PRAIA DA PIPA SE REINVENTA

 

Entre falésias rústicas e hotéis sofisticados, a Praia da Pipa se reinventa no alto verão

Balneário no Rio Grande do Norte renova seu leque de opções com atrações como Santuário ecológico premiado e bons restaurantes
 
Cabine do hotel boutique Kilombo Villas, com vista para o mar da Praia de Sibaúma, em Pipa, no Rio Grande do Norte Foto: Carla Lencastre
 

TIBAU DO SUL - Vista do alto das frágeis falésias, com golfinhos e tartarugas-marinhas nadando no mar esverdeado lá embaixo, a paisagem espetacular muda conforme a maré. Apenas duas horas de carro, por uma estrada em boas condições, separam o Aeroporto de Natal do cenário exuberante da Praia da Pipa, no litoral sul do Rio Grande do Norte. Depois da interrupção do turismo provocada pela pandemia e de ter conquistado reconhecimento internacional por boas práticas sustentáveis no início de 2021, com o prêmio Green Destinations, Pipa volta a receber visitantes tentando deixar no passado o estigma do turismo de massa. Que acaba causando graves acidentes. Afinal, sem respeito ao meio ambiente, as falésias não resistem.

Empresários locais, reunidos na organização Preserve Pipa, têm tem se dedicado tanto a conscientizar a população e os visitantes sobre ações mais práticas quanto a investir na conservação do premiado Santuário Ecológico. O site da associação lista hotéis, restaurantes e empresas de passeios que, com suas iniciativas, fazem com que o turismo seja menos nocivo ao meio ambiente. É um bom lugar para pesquisar onde ficar e comer, e como passear.

Calendário:veja os melhores lugares para viajar pelo Brasil em cada mês de 2022

Há várias praias sob o nome de Praia da Pipa. Uns cinco dias, se possível de segunda a sexta-feira para evitar as inevitáveis aglomerações de fim de semana, são suficientes para aproveitar bem a ensolarada região ao longo da costa, ao ar livre e em contato com a natureza. Selecionamos algumas dicas quentes, entre as dezenas de boas opções locais.

Passeios

O Santuário Ecológico é um delicioso trecho de Mata Atlântica com 16 trilhas a dez minutos do centro da Pipa Foto: Carla Lencastre
O Santuário Ecológico é um delicioso trecho de Mata Atlântica com 16 trilhas a dez minutos do centro da Pipa Foto: Carla Lencastre

Santuário Ecológico. A dez minutos do centro da Pipa, esse delicioso trecho de Mata Atlântica tem 16 trilhas de diversas extensões e graus de dificuldade. A mais simples e rápida pode ser feita até pelos mais sedentários e passa por mirantes com vistas deslumbrantes para a Praia do Madeiro e a Baía dos Golfinhos. É possível passear pela floresta por conta própria; há mapas e a área é bem-sinalizada. Mas é bem mais divertido com a Trieb Club, a empresa da Pipa que oferece passeios guiados pelo santuário.

Protocolo:Fernando de Noronha passa a exigir dose de reforço para turistas acima de 55 anos

Os guias contam as muitas histórias do lugar e sabem como combinar trechos de diferentes percursos de acordo com o tempo disponível (vale reservar ao menos 1h30m) e a forma física do visitante. Uma das trilhas tem uma escada que dá acesso direto à Praia do Madeiro, das mais bonitas da região.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros