Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sexta, 14 de janeiro de 2022

TURISMO: NORDESTE NO TOPO - DESTINOS DE PRAIA FORAM OS PREFERIDOS DOS BRASILEIROS EM 2021

 

Nordeste no topo: destinos de praia foram os preferidos dos brasileiros em 2021, mostra pesquisa

Maceió, Porto de Galinhas e Recife são destaque de levantamento realizado pela agência on-line Hurb
Passeio de jangada em Porto de Galinhas, em Pernambuco Foto: Ministério do Turismo / Divulgação
Passeio de jangada em Porto de Galinhas, em Pernambuco Foto: Ministério do Turismo / Divulgação
 

RIO - Em 2021, tudo o que os brasileiros quiseram foi passar uns dias na praia. É o que aponta um levantamento feito pela agência de viagens on-line Hurb (antigo Hotel Urbano), com base nas preferências de seus clientes. Dentro ou fora do Brasil, destinos litorâneos dominaram as listas de mais vendidos pela plataforma, e também dominam os rankings que mostram as tendências de viagens para 2022 e 2023.

Leia mais:veja os melhores lugares para viajar pelo Brasil em cada mês de 2022

Fronteiras fechadas e real desvalorizado resultaram numa preferência quase geral pelo turismo doméstico: 90% das vendas do site foram para destinos brasileiros.

— Alguns fatores decorrentes da pandemia influenciaram para que os destinos nacionais se vissem em alta. Além da própria circunstância de fronteiras fechadas, um fator que contou muito para esse cenário foi o câmbio. O patamar em que o dólar se encontra hoje frente ao real faz com que a maior parte do público pese muito bem se vale a pena investir numa viagem no exterior — analisa  Lia Coutinho, Head Comercial do Hurb. —  Um grande destaque que podemos observar é o Nordeste, que despontou frente a outras opções do país, por oferecer muitos resorts, praias paradisíacas e atividades ao ar livre, algo fundamental neste momento de pandemia.

 
Praia de Pajuçara, um dos cartões-postais de Maceió, capital de Alagoas Foto: Marco Ankosqui / Ministério do Turismo / Divulgação
Praia de Pajuçara, um dos cartões-postais de Maceió, capital de Alagoas Foto: Marco Ankosqui / Ministério do Turismo / Divulgação

A onipresência do Nordeste na lista de desejos dos turistas brasileiros pode ser comprovada no ranking dos mais vendidos na plataforma. Nesta na ordem: Maceió (5%), Porto de Galinhas (5%), Maragogi (5%), Recife (4%), Natal (4%), Porto Seguro (3%), Beto Carrero World (3%), Gramado (3%), João Pessoa (2%) e Fernando de Noronha (2%).

Entre os destinos internacionais, Cancún permanece no topo da lista com 11% no total de faturamento. Orlando ocupa a segunda posição (8%), seguido de Punta Cana (7%), Paris (4%), Roma (3%), Egito (3%), Playa Del Carmen (2%), Atenas e Santorini (2%), Pacote Toscana (Florença,  Pisa, Siena e Pienza) (2%) e Lisboa (2%). Vale destacar que, desta lista, apenas as cidades italianas e gregas estão em países que ainda não abriram as portas para turistas brasileiros em geral.

Os destinos praianos brasileiros também aparecem bem nas listas de tendências de viagens para 2022 e 2023, baseadas nas compras e buscas dos usuários da plataforma. Uma curiosidade é que, agora, já com as fronteiras dos Estados Unidos definitivamente abertas para brasileiros vacinados desde novembro, Orlando ultrapassou Cancún e se consolidou como o destino mais desejado para as próximas duas temporadas.

Leia também:estudo aponta as cinco cidades mais seguras para viajar no pós-pandemia

 
 

O Top 5 de destinos mais desejados para 2022 é completado por Maceió, Recife, Cancún e Gramado. Já para o próximo ano, a ordem é Orlando, Recife, Maceió, Punta Cana e Cancún.

— É muito difícil falar sobre o nacional estar consolidado frente ao internacional quando a esperada normalização das viagens voltar. Mas sem dúvida podemos dizer que o olhar do turista brasileiro para o próprio país mudou, com ele hoje mostrando um perfil muito mais ávido por explorar os destinos nacionais, tradicionais ou não,  do que antes de março de 2020. Este é um ponto importante que eu vejo como tendência por aqui: o brasileiro mais disposto a conhecer os encantos que o Brasil tem a oferecer a ele — destaca a executiva.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros