Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo terça, 18 de janeiro de 2022

TEATRO E DANÇA: TEATRO POEIRA COMEMORA 15 ANOS CON EXPOSIÇÃO INÉDITA DE BIA LESSA

 

Teatro Poeira comemora 15 anos com exposição inédita de Bia Lessa

Referência na cena teatral, casarão comandado por Marieta Severo e Andréa Beltrão reabre as portas nesta terça-feira (18) após fechamento durante a pandemia
As atrizes Marieta Severo e Andréa Beltrão comemoram os 15 anos do Teatro Poeira com uma exposição idealizada por Bia Lessa Foto: Guito Moreto/Agência O Globo
As atrizes Marieta Severo e Andréa Beltrão comemoram os 15 anos do Teatro Poeira com uma exposição idealizada por Bia Lessa Foto: Guito Moreto/Agência O Globo
 

Fechado durante a pandemia, o Teatro Poeira reabre nesta terça-feira (18) com a exposição “Antes e depois dos espetáculos”, uma declaração de amor das idealizadoras do espaço, as atrizes Marieta Severo e Andréa Beltrão, à arte e aos mais de 160 espetáculos e 300 mil espectadores que passaram por lá. Com curadoria da multiartista Bia Lessa, a mostra, instalada por todo o casarão histórico de Botafogo —incluindo fachada, camarins, coxias e plateia —, convida o público a passear pelos alicerces do teatro e a refletir sobre novos caminhos.

—A exposição não olha apenas para trás, porque teatro é futuro todos os dias. A ideia é que as pessoas vivam isso, porque teatro também é diálogo. Não é à toa que a exposição invade a rua— afirma Bia Lessa. — Vivemos em uma sociedade onde o consumo é o valor mais importante, e o teatro rompe essa barreira. No espetáculo, encontramos vida.

Exposição “Antes e depois dos espetáculos”, com curadoria de Bia Lessa, propõe um mergulho pelas veias do teatro Foto: Guito Moreto / Agência O Globo
Exposição “Antes e depois dos espetáculos”, com curadoria de Bia Lessa, propõe um mergulho pelas veias do teatro Foto: Guito Moreto / Agência O Globo

 

Aos objetos de cena, fragmentos de textos encenados e pedaços de cenários incorporados ao projeto, somam-se imagens da vida real, com fotografias de queimadas e de um lixão. Para Marieta Severo, a exposição é também uma resposta aos recentes ataques à cultura.

—Estamos aqui, vivos, e somos potentes. É mágico reabrir o teatro dessa maneira. É um brinde à vida.— diz a atriz.

Marieta Severo: 'Nunca senti uma angústia cívica tão profunda'

Como parte da celebração de 15 anos, serão oferecidas ainda oficinas e seminários gratuitos até setembro, com participação de nomes como Felipe Hirsch, Marcio Meirelles, Fernando Philbert, Gilberto Gawronski e Matei Visniec.

Espaço de encontro

O desejo de reencontro com o público, em resposta à distância nos grandes teatros, foi o que guiou a criação do Poeira, em 2005, afirma Marieta Severo, que se uniu à amiga de longa data Andréa Beltrão para dar vida ao projeto.

As duas se conheceram na montagem de "A estrela do lar", de Mauro Rasi, em 1989, e, entre palco e camarim, a parceria se formou. Na lista de trabalhos juntas, tem ainda o espetáculo "A dona da história" (1998), a série "A grande família" e, atualmente, a novela "Um lugar ao Sol", no ar na TV Globo na faixa das 21h.

— Já não consigo viver sem a Marieta. Sinto muito por ela, porque estou grudada nela agora. — brinca Beltrão. —Construir um teatro juntas é um passo muito difícil, é uma negociação eterna. Mas, no nosso caso, foi muito leve. Tudo era feito com prazer e alegria.
Teatro Poeira existe desde 2005, idealizado por Marieta Severo e Andréa Beltrão Foto: Guito Moreto/Agência O Globo
Teatro Poeira existe desde 2005, idealizado por Marieta Severo e Andréa Beltrão Foto: Guito Moreto/Agência O Globo

Andréa Beltrão: 'Quero chupar a vida até o caroço, viver muito'

A empreitada começou do zero, e as idealizadoras fizeram questão de participar de cada detalhe, do funcionamento da bilheteria à acústica do palco, com a ajuda do diretor teatral Aderbal Freire-Filho, que se uniu ao projeto.

—O maior susto foi o preço. Começamos pensando em um trailer no fundo de um terreno e acabamos com isso tudo aqui, um castelo. — afirma Marieta que, junto com Andréa, bancou o investimento a partir do próprio bolso. 

O Teatro conta ainda com a arrecadação da bilheteria e apoio privado, mas raramente há lucro, e tudo é usado para a manutenção da casa e das equipes, segundo as proprietárias.

'BBB 22'saiba todas as novidades da edição e conheça os participantes

— Gostamos de apoiar tentativas de voo e projetos com qualidade artística. Esse é o critério de escolha dos espetáculos que ocuparão o palco. Essa exposição é o grande balanço dessa trajetória. Ver tudo isso me dá vontade de fazer mais. Vamos embora para mais 15 anos! — convida Andréa, que volta aos palcos com Marieta na peça “O espectador condenado à morte”, de Matei Visniec, prevista para maio.

 

Serviço

"Antes e depois dos espetáculos". Teatro Poeira. Rua São João Batista 104, Botafogo (2537-8053). Qua a sáb, das 16h às 21h. Dom, das 16h às 19h. Grátis. Até março.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros