Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo segunda, 25 de junho de 2018

SELEÇÃO DA 2ª RODADA TEM DOIS BRASILEIROS

 

Com dois brasileiros e liderada por Harry Kane, a seleção da 2ª rodada da Copa

Coutinho, James, Hazard, Modric, Kroos, Quintero e Shaqiri disputam posição entre os melhores no meio

 

Harry Kane comemora um de seus três gols contra o Panamá - Martin Bernetti / AF

POR THALES MACHADO, ENVIADO ESPECIAL

MOSCOU - Depois de uma primeira rodada com grande destaque para os atacantes, a segunda rodada viu uma legião de bons meias se destacarem. Você consegue dizer, entre Coutinho, James, Hazard, Modric, Kroos, Quintero e Shaqiri, quem foi melhor? Foi esse o maior desafio da montagem da seleção do GLOBO da segunda rodada da Copa. Com dois representantes da seleção, que não apareceram na primeira rodada, ela foi escalada no 4-4-2 desta vez.

 

GoleiroNavas (Costa Rica)

Foi no quase. Grande e solitário destaque do time que enfrentou o Brasil, o goleiro Navas, do Real Madrid, voltou a brilhar na Copa. Salvou a Costa Rica da derrota por 90 minutos, o problema foram os acréscimos: dois gols sofridos e a volta mais cedo para casa.

 

Lateral-direito: Wagué (Senegal)

Perigoso pelo lado direito, incomodou a defesa japonesa o jogo todo. E ainda fez o gol de desempate que quase deixa Senegal muito próximo das oitavas

Quem poderia estar no banco? Brunn (Tunísia)

 

Zagueiros: Stones (Inglaterra) e Lovren (Croácia)

Tá certo que a defesa que o inglês Stones faz parte conseguiu a proeza de tomar um gol do Panamá. Mas não foi muito problema: a Inglaterra fez seis e o zaguueiro fez dois. Já Lovren, da Croácia, não fez nenhum, mas foi o xerife croata no quase perfeito esquema defensivo que impediu a Argentina, e Messi de jogar.

Quem poderia estar no banco? Thiago Silva (Brasil), Milligan (Austrália)

 

Lateral-esquerdoMarcelo (Brasil)

Entre os onze selecionados, a nota mais baixa é a de Marcelo. Entra porque nenhum colega da posição se destacou. Foi ele que iniciou a jogada do gol salvador de Coutinho para o Brasil.

Quem poderia estar no banco? Sabaly (Senegal)

Philippe Coutinho marcou o primeiro gol brasileiro contra a Costa Rica - Max Rossi / Reuters/22-6-2018

 

MeiasXakha (Suíça), Modric (Croácia), Coutinho (Brasil) e James Rodríguez (Colômbia)

O meio campo começa com o suíço Xakha, que não só polemizou na comemoração de seu gol, mas desequilibrou o jogo contra a Sérvia a favor da sua seleção. Modric, o maestro e melhor em campo da Croácia contra a Argentina, entra não só pelo belíssimo gol.

Phillipe Coutinho, o melhor e mais regular jogador brasileiro no Mundial até aqui, quase perde a vaga para o alemão Kroos, mas garante um colete. O colombiano James Rodríguez foi o destaque da Colômbia, com duas assistências nos três gols do time. Acertou quase 90% dos passes e sua escalação na seleção da rodada no último jogo.

Quem poderia estar no banco? Mooy (Austrália), Kroos (Alemanha), Quintero (Colômbia), Shaqiri (Suíça)

Atacantes: Hazard (Bélgica) e Harry Kane (Inglaterra)

Melhor time da rodada, a Bélgica, que goleou a Tunísia por 5 a 2, teve Hazard jogando mais perto de Lukaku. Deu tão certo que o meia do Chelsea roubou o lugar do colega goleador. E o ataque só não é composto pelos dois belgas porque não teve ninguém melhor que Harry Kane, o craque e capitão do time na segunda rodada. Foi contra o Panamá? Sim, mas na história ficará que o inglês fez um hat trick e chegou, na segunda rodada, a incrível marca de 5 gols, se isolando na artilharia e ultrapassando Cristiano Ronaldo e Lukaku.

Quem poderia estar no banco? Musa (Nigéria) e Lukaku (Bélgica)

 

COMO É FEITO?

Em todos os jogos da Copa, baseado na observação do jogo e em estatísticas de desempenho, notas são atribuídas a cada jogador de acordo com o que ele fez em campo. As notas são somadas a cada rodada, para que no final se tenha uma seleção da Copa do Mundo da Rússia.

Por enquanto, a seleção da Copa, contando as duas rodadas é: Ochoa (México), Mario Fernandes (Rússia), Lovren (Croácia), Stones (Inglaterra) e Kolarov (Sérvia); Modric (Croácia) Coutinho (Brasil) e Hazard (Bélgica); Cristiano Ronaldo (Portugal), Lukaku (Bélgica) e Harry Kane (Inglaterra)

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros