Aulas com estrelas da cozinha, shows de grandes nomes da música brasileira, feiras de pequenos produtores, atividades para a criançada. É variado o cardápio da 11ª edição do Rio Gastronomia, o maior evento do gênero no país, de volta ao Jockey entre 9 e 12 e 16 e 19 de dezembro. Neste menu, claro, também entram os comes e bebes de cerca de 45 bares, restaurantes, food-trucks e bikes badalados que vão levar suas criações ao Pião do Prado. Nesta parte mais apetitosa do programa, fique de olho no prato Rio Gastronomia, sugestão especial de cada participante servida por R$ 25.
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Nesta aguardada volta ao formato presencial, o visitante tem a oportunidade de provar receitas que fazem a fama da gastronomia carioca a preços atraentes.
Alguns campeões de edições anteriores estão de volta: sucesso em 2019 no Píer Mauá, a portuguesa Gruta de Santo Antônio, casa de reputação merecida em Niterói, atingiu a formidável marca de doze mil bolinhos de bacalhau servidos em um único dia. O petisco é vendido por dúzia (R$ 35) e na versão recheada com queijo Serra da Estrela (R$ 20 a unidade).
Bolo de chocolate imbatível
Presença assídua no evento, o chef Pedro de Artagão reúne hits próprios, como o torresmo de barriga (R$ 32) do Boteco Rainha e o imbatível bolo quente de chocolate com brigadeiro do Irajá (R$ 28), que teve 3,5 mil unidades vendidas em 2018.
Nomeado recentemente patrimônio cultural imaterial do Rio, o bolinho de feijoada teve sua receita compartilhada pela criadora Kátia Barbosa na edição de 2013. O quitute chegou a ter duas mil porções vendidas em um dia, e será atração do Katita, nova marca da chef, por R$ 6.
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Além dos veteranos, há estreantes como o QuiQui, concorrido quiosque em São Conrado, e o Yayá, negócio da chef Andressa Cabral com a yabassê (cozinheira dos orixás) Carmem Virgínia. O QuiQui serve comidinhas de sabor praiano, como pastel de bobó de camarão (R$ 25, duas unidades), e o segundo, dedicado à comida popular e preta brasileira, divide espaço com delícias do Meza Bar, outro endereço de Andressa. Tem mini acarajé (R$ 35) e “burrito” de língua na cerveja preta com batata (R$ 25).
Aberto este ano, o Escama, casa de frutos do mar do chef Ricardo Lapeyre, também estreia nessa lista.
— A cidade sentiu falta do Rio Gastronomia, estou muito feliz com essa volta. Já participei algumas vezes à frente do Laguiole, mas é uma alegria debutar com o Escama — diz Lapeyre, que vai preparar o arroz de bacalhau do Laguiole (R$ 38), homenagem à sua antiga casa.
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Já comprou o seu ingresso?
Os bilhetes do segundo lote custam R$ 50 (quinta e sexta) e R$ 60 (sábado e domingo). Os ingressos estão à venda pelo site ingressocerto.com/riogastronomia. Outra opção é o ingresso solidário Mesa Brasil Sesc RJ com 30% de desconto, mediante uma doação de R$ 10 ou R$ 5 revertida em alimentos para o projeto. Na compra do ingresso para um dia, assinantes O GLOBO ganham uma segunda entrada. Mais informações sobre descontos para assinantes do GLOBO e Valor Econômico, alunos Senac RJ e clientes Santander estão no site do Ingresso Certo.
O Rio Gastronomia é realizado pelo jornal O GLOBO, com apresentação do Senac RJ, cidade-anfitriã Invest.Rio | Prefeitura RJ, patrocínio master do Santander, patrocínio de Stella Artois, Naturgy, Coca-Cola e Sebrae, apoio Secretaria de Turismo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Gosto da Amazônia, Aspen Pharma, Amázzoni Gin, Água Pouso Alto, Supermercado Zona Sul, Sesc RJ, iFood e Loft, ticketeria oficial Ingresso Certo e parceria de SindRio.