RIO —- A celebração do réveillon 2022 em Copacabana terá show pirotécnico, com duração de 16 minutos, e vai contar com efeitos no céu desenvolvidos — parte deles no Brasil — especialmente para a comemoração em Copacabana. E não faltarão sobre o público explosões de corações e cascatas luminosos.
Contagem regressiva: saiba detalhes do réveillon de Copacabana, que terá pegada digital e manifesto à vida lido por Teresa Cristina
Para evitar grandes aglomerações, a cidade terá queima de fogos mais nove locais. Haverá show pirotécnico no Parque Madureira, na Igreja da Penha, na Ilha do Governador, no Piscinão de Ramos, no Flamengo, na Barra da Tijuca, no Recreio, na Praia de Sepetiba e em Bangu.
Apesar de a meteorologia prever chuva para a virada do ano, a prefeitura do Rio diz que a festa nao vai sobrer com o mau tempo. As dez balsas com 14 toneladas de fogos de artifício foram vistoriadas ontem pelas autoridades, que deram o aval para que sejam posicionadas a uma distância de 450 metros da areia da praia e a 250 metros uma da outra.
— Chova ou faça sol, os fogos vão estar lindíssimos. À meia-noite começarão a ser encaminhadas as balsas para Copacabana, e até as 7h elas deverão estar todas posicionadas em frente à praia. Os fogos serão surpresa, mas adianto que haverá muita cor. Nosso tema é a esperança, amor e o reencontro — disse a presidente da Riotur, Daniela Maia, que, às 10h, acompanha o prefeito Eduardo Paes numa visita à estrutura da prefeitura para a virada em Copacabana.
Interdições:Rio tem três pontos de bloqueios para impedir entrada de veículos fretados para o réveillon
Além das balsas, os navios que acompanharão o espetáculo no céu de Copacabana foram vistoriados, trabalho realizado nas últimas semanas.
— Hoje (ontem) foi a vistoria final, e concluímos que todas as balsas estão aptas a serem empregadas na queima de fogos do dia 31. Também fizemos ao longo do mês vistoria de embarcações de turismo e de esporte e recreio que desejam assistir à queima de fogos no mar. Amanhã (hoje), os condutores serão identificados, atestando que as embarcações foram vistoriadas. Elas devem ficar a 500 metros de distância das balsas, e vamos fazer uma linha de fiscalização— explicou o contra-almirante Ricardo Jaques Ferreira, da Capitania dos Portos.
Adeus 2021: Tarólogo, numeróloga e astróloga fazem previsões para o ano novo
Os fogos serão acionados por um sistema de GPS ligado a 20 satélites. O sistema é o mesmo usado nos principais parques de diversão do mundo e em réveillons de grandes cidades, como Paris. Apenas um funcionário ficará em cada balsa durante o espetáculo. Eles só entrarão em ação em caso de emergência. Embora abrigados em contêineres, esses técnicos terão a visão da queima de fogos das balsas ao lado.
— Todo ano existe uma evolução dos fogos para se fazer menos barulho, subir mais e produzir menos fumaça. Essas tecnologias a gente sempre traz para Copacabana — afirma Marcelo Kokote, responsável técnico pelo show pirotécnico, acrescentando. — Os fogos são preparados para sair mesmo com chuva e estão mais cadenciados, com várias alturas e ângulos. E o espetáculo, hoje, é mais colorido. Vamos surpreender.
Capital em alta: Réveillon no Rio deve atingir 100% de ocupação dos hotéis e já lota restaurantes e praias
Mesmo sem shows, haverá música na Praia de Copacabana: ficarão espalhadas pela orla 25 torres de som, que embalarão o público com uma trilha selecionada pelo DJ MAM. Quem ficar em casa também poderá acompanhar a transmissão pelas redes sociais da prefeitura. Daniela Maia diz que, pela ausência de apresentações e pelas restrições nos transportes, não espera um público como os de réveillons passados. Na virada para 2020, a festa em Copacabana atraiu 2,8 milhões de pessoas.