Não fosse a pandemia, Preta Gil cumpriria, nesta época, uma maratona de shows carnavalescos com rotina marcada por 15 noites seguidas praticamente sem dormir e acompanhamento diário de fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas. À frente do Bloco da Preta, um dos primeiros megablocos no Rio — e que, nos últimos 12 anos, também atrai multidões em cidades como São Paulo, Fortaleza e Salvador —, a cantora vive um fevereiro atípico, mergulhada no que classifica como um “grande ócio”.
Carnaval: A agenda completa de blocos, festas e shows on-line
— Perdi muitas pessoas queridas, e não tive paz no coração. Até sou cobrada por alguns amigos, que me falam para criar trabalhos novos. Mas minha única alegria é cuidar de mim e dos meus — conta ela. — Meu filho Francisco compôs uma música linda para mim, e que deixei guardada por enquanto.
Filha de Gilberto Gil, com quem dividiu microfone numa liveem junho ao lado da família, Preta interrompe o tal ócio — “uma inércia” que a acompanha desde março de 2020, quando contraiu Covid-19 — para fazer o povo arrastar o sofá de casa para dançar.
Na última sexta-feira, ela já pôde ser vista no comando show virtual “E-carnaval”. Neste domingo, volta a abusar da purpurina: às 16h, apresenta uma versão virtual de seu bloco em transmissão ao vivo no YouTube, com objetivo de arrecadar donativos para vendedores ambulantes e catadores de lata. Está aí, aliás, a explicação para o retorno, ainda que sutil, de seu entusiamo.
É que carnaval não é só brincadeira, afirma a carioca de 46 anos, ressaltando que a folia é o ganha-pão de muita gente.
— Em 2009, quando lancei o bloco, achei que estava indo ali brincar de fazer carnaval. Quando me deparei com mais de cem mil pessoas, vi que não tinha nada de brincadeira naquele trabalho. Lidar com a massa de gente é uma responsabilidade imensa: de cima do trio, separo brigas, ajudo alguém que se perdeu... — diz, recordando-se de ambulantes com quem travou alguma proximidade. — Lembro de uma vendedora que me contou que nunca havia feito tanto dinheiro na vida como naquele dia. Resolvi unir forças porque essa imagem voltou à minha cabeça.
Transmitido do terraço do Bossa Nova Mall, no Aterro do Flamengo, a apresentação terá as participações de Alcione, Mumuzinho e Teresa Cristina.
— Mesmo nesse formato de live, o carnaval é a festa do povo. E fazer esse evento acontecer significa, mais uma vez, resistir. Há algum tempo, o carnaval vem sendo demonizado. Não dá para a maior festa popular do país, que sempre representou a catarse da criatividade, ser colocada num lugar menor por causa de questões políticas e religiosas — frisa.
Sem linchar canceladores
Firme em suas opiniões, a cantora tem movimentado as redes sociais com posts sobre o “Big Brother Brasil”, mas acha que o país não está preparado para debater questões sociais importantes por meio de um programa de TV. Na edição com maior número de participantes negros, Preta só se sentia representada por um deles, o rapper, ator e ativista Lucas Penteado, que desistiu da atração, na última semana, após beijar o brother Gilberto e se declarar bissexual — na ocasião, ele foi acusado por colegas de confinamento, como a psicóloga Lumena e a cantora Karol Conká, igualmente pretas, de apenas querer angariar a torcida LGBT.
Embora engrosse o feed de seus perfis no Twitter e no Instagram com referências ao programa, ela faz questão de não embarcar na onda do “cancelamento”, comportamento que vem sendo alimentado por internautas para, desta vez, massacrar figuras como Lumena, o rapper Projota, o ator Fiuk e, especialmente, Karol Conká.
— Precisei aprender a lidar com o ódio nas redes sociais, pois sou criticada desde que me entendo por gente. Mas nunca fui cancelada — afirma. — Karol Conká, Lumena e Projota estão sendo colocados no lixo, e eu não compactuo com isso. Não gostei deles lá, ok. Mas quem sou eu para cancelar alguém? Vejo um tipo de ódio que deseja a morte, e isso me dá medo.