Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Turismo, Viagens, Excursões sábado, 19 de outubro de 2024

POR QUE A PIZZA NAPOLITANA É CONSIDERADA UM PARIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL DA MUNANIDADE? (POSTAGEM DA AGÊNCIA SOUK)

Figurate Italian Food

Por que a pizza napolitana é considerada um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade?

Chef Henrique Campos explica como o sabor se tornou ícone da culinária mundial

Desde suas origens humildes nas ruas de Nápoles até sua consagração como um ícone da culinária mundial, a pizza napolitana nunca foi uma simples refeição, mas sim, uma verdadeira obra-prima da gastronomia, refletindo a riqueza cultural da Itália.

A massa, que é a base de qualquer boa pizza, é resultado de uma combinação de farinha de trigo tipo "00", água, sal e fermento. 

“Essa farinha é de alta qualidade, com uma moagem fina, é referência em todo o país e permite a criação de uma massa leve e arejada”, explica Henrique Campos, Chef que estudou gastronomia e trabalhou em restaurantes na Itália antes de abrir o Figurate Italian Food em Curitiba - PR. 

O processo de fermentação, que em algumas receitas pode levar até 48 horas, é fundamental para desenvolver o sabor e a textura perfeita. Foram esses cuidados que tornaram a Pizza Napolitana, com sua borda levemente crocante e macia, um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO desde 2017.

Os ingredientes frescos e de qualidade são outro pilar dessa tradição. “Tomates San Marzano, cultivados nas encostas do Monte Vesúvio, oferecem um sabor doce e baixo em acidez, perfeitos para a preparação do molho”, descreve Henrique.

Muitas vezes o molho é complementado com mussarela de búfala, feita a partir do leite de búfalas que pastam nas regiões da Campânia e Lácio. Esse queijo é conhecido por sua textura cremosa e sabor intenso, elevando a pizza a novas alturas.

Outro aspecto que diferencia a pizza napolitana de suas contrapartes internacionais é a filosofia de que "menos é mais". “Enquanto muitas pizzas em outros países são cobertas com uma diversidade de ingredientes, as tradicionais italianas prezam pela simplicidade e equilíbrio”, finaliza Campos. 

O Figurate Italian Food está localizado dentro do Carmel Gastro Bar, à Rua Dep. Carneiro de Campos, 159, no bairro Hugo Lange. O restaurante também oferece serviços de delivery e retirada no local. Para mais informações, visite www.figurate.com.br.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros