Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo domingo, 17 de janeiro de 2021

PICANHA COM LEGUMES: RAFAEL RAMOS SNEINA COMO PREPARAR

 

Churrasco de domingo: Rafael Ramos ensina a preparar uma deliciosa picanha com legumes grelhados na brasa

Chef do Azzul Colab dá dicas sobre como assar e cortar a carne, deixando-a suculenta, além da temperatura ideal para assar cada vegetal e um molho infalível para acompanhar o banquete
O chef Rafael Ramos Foto: Divulgação
O chef Rafael Ramos Foto: Divulgação
 

Churrasco de domingo não é novidade para a família brasileira. Mas que tal assar a carne na brasa com dicas de um chef especialista no assunto? Rafael Ramos, que comanda o delivery Azzul Colab e há anos participa de grandes festivais de churrasco pelo Brasil levando seus conhecimentos sobre o american barbecue, é quem oferece a aula a seguir, ensinando como preparar uma picanha na brasa acompanhada de legumes grelhados e um delicioso molho romesco, um clássico da Catalunha.

 Quer aprender qual é a temperatura ideal para assar sua picanha e cada um dos legumes? Como cortar a carne para manter sua suculência? Sabe o que fazer para conter aquele fogo que sobe na churrasqueira? Assista ao vídeo e confira, lá no fim do texto, os ingredientes de que vai precisar:
 

- Dei uma aula falando um pouco de como fazer o pré-preparo para um churrasco. Mostrei como grelhar uma bela picanha e vegetais incríveis, com um molho que amo.Tenho um enorme carinho pelo Rio Gastronomia. Poder apresentar meu trabalho e um pouco da Azzul Colab foi incrível, emocionante, tenso....E foi uma realização - diz o chef.

O Rio Gastronomia é uma realização do jornal O GLOBO com apresentação do Senac RJ e do Sesc RJ, patrocínio master do Santander, patrocínio de Naturgy e Stella Artois, apoio do Gosto da Amazônia, Água Pouso Alto e Getnet, e parceria do SindRio.

 

Receita do churrasco de domingo

Picanha Selada Inteira e Grelhada em Tiras:

1 Picanha (entre 1kg e 1.2kg – Angus)

15g de Sal de Parrilha

 

Vegetais Grelhados:

2 Unidades de Abobrinhas

2 Unidades de Beringela

½ Abóbora Cambotiá

200g de Couve-de-bruxelas

2 Unidades de Cenoura 

1 Brócolis Americano

100g de Ervilha Torta

200g de Vagem Francesa

300g de cogumelos de sua preferência.

 

100ml de Azeite

15g de Sal de Parrilha

 

Molho Romesco

2 pimentões vermelhos (sem pele e sementes)

2 tomates maduros ou ½ lata de tomate pellati

4 dentes de alho

50g de Amêndoas tostadas

1 colher de páprica doce

150ml de azeite de oliva

20ml de vinagre Jerez

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Torrar as amêndoas em uma frigideira e reservar,  na mesma frigideira adicionar 3 colheres de azeite o pimentao assado sem pele, tomate ou tomate pellati e o alho. Deixar refogar por 10 min em fogo médio e adicionar as amêndoas. Reserve para esfriar.

Em um liquidificador colocar o refogado frio com as amêndoas o vinagre de Jerez, sal e pimenta do reino. Com o liquidificador ligado, virar o azeite aos poucos, batendo como se fosse maionese.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros