Tirar o tabagismo da vida de uma vez por todas é missão que exige disciplina e esforço. Pedimos a ajuda do psicólogo Michael Zanchet, do spa Kurotel, que nos deu sete dicas para ajudar quem quer largar o vício no cigarro.
1. Marque um "dia d" na agenda
Traçar metas, datas e prazos ajuda a planejar o tortuoso caminho para o abandono total do vício em nicotina. Comece tentando reduzir o consumo diário a cinco cigarros. Quando finalmente conseguir chegar a esse número, estabeleça uma data para se esforçar ao máximo em deixar o hábito por completo.
2. Cheiro novo em casa
Modifique elementos dos ambientes da casa onde tenha costume de fumar e invista em fragrâncias e aromatizadores para estabelecer outro vínculo olfativo com o local. Com cheiros diferentes, tente passar mais tempo nesses espaços para se acostumar com eles de outra forma.
3. Conte para todo mundo
A compulsão por nicotina muitas vezes é comportamental e ambiental. Várias pessoas aproveitam o hábito de fumar para socializar também. Por isso, avise aos que compartilham da mesma prática que você está empenhado em se livrar da dependência. Pedir a compreensão da família e dos colegas é fundamental.
4. Boa faxina em prol da saúde
Retire todas as memórias do vício (isso inclui isqueiros e cinzeiros) do ambiente onde mora e trabalha. Deixe as roupas e o carro sempre limpos para evitar lembranças do cheiro.
5. Diga não também ao álcool
Certos hábitos alimentares estão bastante relacionados ao cigarro. Beber café ou qualquer coisa alcoólica são alguns deles. Evite-os! Consuma muita água ou sucos no lugar.
6. Escova e pasta na bolsa
Após as refeições, quando muita gente tem vontade de fumar, escove os dentes imediatamente. Um gosto bom na boca ajuda a afastar a lembrança do sabor (ruim) do cigarro.
7. Controle sua cabeça
Nos momentos em que estiver com vontade de sucumbir a um trago, concentre-se por dez minutos. Foque na respiração e leve os pensamentos a situações de prazer que não tenham a ver com o tabaco, como um banho de mar ou cachoeira.