Misture o tempero arretado da baiana Ísis Rangel às raízes africanas de Andressa Cabral e veja o caldo que dá. No vídeo aí embaixo as duas estrelam a mais nova aula da série Rio Gastronomia 10 anos. Na lição de hoje, a dupla de chefs – proprietárias do Sabores de Gabriela e o do Meza, respectivamente – divide a bancada para falar do feliz encontro entre África e Bahia através de um prato que é a cara do Brasil: a moqueca.
Com o auxílio de Andressa, ela prepara o tradicional ensopado brasileiro numa versão com peixe, camarão, tomate, cebola, leite de coco, coentro e, claro, dendê – o toque afro-baiano da receita. Numa conversa apimentada e cheia de brincadeiras, as duas vão desvendando os segredos deste clássico da culinária nacional.
- Qual é o segredo para uma boa moqueca? – indaga Andressa.
- A moqueca boa é aquela feita por baiano. Você não vai conseguir fazer – cutuca Ísis, que emenda, desta vez a sério: - O segredo é usar os ingredientes certos em proporções adequadas. Às vezes você come uma moqueca pesada e acha que é o dendê. Mas o leite de coco tem muita gordura e se colocar muito, fica pesado.
- E é o dendê que leva a culpa! – rebate Andressa.
Numa panela de barro, Ísis dispõe todos os ingredientes em camadas para, só então, irem ao fogo e cozinharem juntos. No processo, os sucos vão se soltando dos insumos e os sabores se juntando até formar um caldo saboroso e aromático. Outra dica preciosa da baiana é bater os tomates com a cebola antes do preparo. Assim, eles formam uma base que, além de dar sabor, vai ajudar a garantir uma textura mais cremosa ao caldo da moqueca. O ponto do camarão é outro aspecto importante.
As chefs comentam ainda sobre a versatilidade do prato, que pode ser feito com os mais variados ingredientes, de pescados a vegetais. E descobrem que compartilham do gosto por uma variação bem incomum: a moqueca de caju maduro.
Quem quiser se aventurar na cozinha e criar sua própria versão pode usar essa mesma receita como base. Seja siri, lagosta, banana ou palmito, o importante, Ísis ensina, é ficar atento ao tempo de cozimento do ingrediente escolhido.
O Rio Gastronomia é uma realização do jornal O GLOBO com apresentação do Senac RJ e do Sesc RJ, patrocínio master do Santander, patrocínio de Naturgy e Stella Artois, apoio do Gosto da Amazônia, Água Pouso Alto e Getnet, e parceria do SindRio.
Receita de moqueca de peixe com camarão
1Kg de camarão limpo
1kg de peixe limpo (em filé grosso ou em postas)
3 cebolas médias
5 tomates maduros
1maço de coentro
3 limões
100ml de azeite de dendê
200ml de leite de coco
200ml de água
Sal a gosto
Azeite de oliva a gosto
Modo de preparo
Lave o camarão com água e limão. Deixe escorrer numa peneira.
Bata no liquidificador 50ml de água, três tomates, duas cebolas e um pouco do coentro. Coloque o peixe numa panela e cubra com este molho que resultou dos temperos batidos. Depois, acrescente o leite de coco e regue com o azeite de oliva. Em seguida, coloque o azeite de dendê e o suco de um limão. Por cima de tudo, coloque o restante do tomate e da cebola cortados em rodelas.
Leve ao fogo e deixe cozinhar por 10 minutos até que o peixe cozinhe um pouco. Em seguida, coloque os camarões e deixe cozinhar só até ficarem rosados (cerca de 3 minutos). Desligue o fogo, salpique coentro e sirva com arroz branco e farofa de dendê.