MINHA PRIMEIRA ELEIÇÃO MUNCIPAL
Elba Albuquerque
Quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez? Hoje! Pela primeira vez na vida acompanhei presencialmente uma eleição municipal!
Afinal, no DF, minha terra natal, só existe eleição a cada 4 anos (como todos sabem, o DF não é dividido em municípios). Então, sempre acompanhei esse evento pela televisão.
No dia de hoje, 15/11/2020, em meio à pandemia da Covid-19, trabalhei como promotora eleitoral auxiliar, na comarca de Machadinho D’Oeste. Esse município compõe a regional de Ariquemes, onde atuo como promotora de justiça substituta.
Percorri e fiscalizei as seções eleitorais dos distritos 5º BEC, São Marcos e do município Vale do Anari. Foi uma experiência única, enriquecedora e de defesa do regime democrático! #mpro #mpeleitoral #eleições2020 @ Machadinho D'Oeste - RO.
E quem é que sabe, além dos moradores e os habitantes de municípios próximos , onde fica Machadinho D’Oeste ou Ariquemes , neste nosso Brasil tão grande e cheio de diversidade ? Pois então, uma jovem e competente Promotora Pública, que sempre residiu em Brasília, a capital federal, com conforto e ao lado de sua família querida , é que se deslocou , por amor à profissão ,conquistada por Concurso Público , ao interior de Rondônia . Sim! Iniciou a missão escolhida , sem questionar ou discriminar localidades . Sua vontade de fazer a diferença e honrar o Ministério Público, garantir a ordem , conferir e inspecionar urnas e locais de votação , não lhe tirou a alegria, a disposição , a presença amiga e exigente nas leis , ainda que para tal se deslocasse para municípios de difícil acesso , precariedade de recursos e até com estrada de terra ( quase inconcebível para mim e tantos de nós, os residentes do asfalto !). Como relatou a Doutora Elba Albuquerque , esta foi sua primeira eleição presencial! Mais que isso, crer que cada cidadão é uma pessoa ! Merece a consideração e o respeito . Nossos “brasis , conchas despedaçadas por anos de descaso de governos anteriores , não pode ter acepção de pessoas . Elba , nossa menina doutora, cheia de garra e inquebrantável crença na justiça e na igualdade , lá esteve . Bela, muito bem vestida , com um sorriso espontâneo sempre se apresenta ao povo, aos eleitores destes pobres rincões, como se o fizesse nos maiores e grandes centros do Brasil. Sinto-me feliz com a juventude que se comporta como ela. Inteligência não lhe falta. Competência é inconteste. Dá -nos a esperança de uma Nação digna, com destacada moralidade e ética . Creio na doutora e em outros jovens que farão uma Pátria da qual tenhamos orgulho . Obrigada por seu trabalho ! Parabéns ! Deus a acompanhe em seus trajetos ! Com carinho e admiração , Teresa Cristina. Araras, SP, 16 de novembro de 2020.