Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Turismo, Viagens, Excursões quinta, 17 de outubro de 2024

MECA SANTISTA, PRATO OFICIAL DA CIDADE (POSTAGEM DO LEITOR ISIDORO GUGGIANA)

Canal Empreender na Cozinha lança série sobre a Meca Santista, prato oficial da cidade

Série também explora o papel da gastronomia como uma ferramenta de transformação social e econômica

 

Ana Claudia Siqueira - Apresentadora e criadora da série - crédito: Empreender na Cozinha

 

O canal Empreender na Cozinha, reconhecido espaço voltado para a formação artística e empresarial, lança a série "MECA SANTISTA – O QUE O PRATO OFICIAL DE SANTOS NOS ENSINA PARA A ECONOMIA CRIATIVA". Composta por 16 episódios de até 40 minutos de duração cada, a produção vai além das receitas e explora o papel da gastronomia como uma ferramenta de transformação social e econômica. A série estreia no dia 16 de outubro de 2024, quarta-feira, às 19h, no YouTube.

 

Apresentada e idealizada pela chef Ana Claudia Siqueira, criadora do canal, a série é uma imersão nos sabores e tradições da cidade do litoral paulista, com foco na "Meca Santista", um dos pratos mais emblemáticos da região. A iguaria é feita de peixe grelhado acompanhado de risoto de palmito pupunha, farofa de banana da terra e camarões. Ao longo dos episódios, o público será guiado por um conteúdo rico que une o preparo culinário à aplicação prática dos fundamentos do empreendedorismo gastronômico. 

 

"A série oferece lições sobre planejamento de cardápio, fotografia gastronômica, montagem de pratos e decoração de mesas, além de abordar estratégias de criação de planos de negócios para transformar a paixão pela cozinha em uma oportunidade de sucesso", resume o diretor do projeto, Tales Ordakji. "Um dos grandes diferenciais do projeto é seu compromisso com a democratização do conhecimento", complementa.

 

MECA SANTISTA também se destaca pelas entrevistas e visitas a fornecedores e comerciantes locais, apresentando ao público a vibrante cultura caiçara e sua rica herança gastronômica. A chef Ana Claudia conduz essa jornada cheia de sabor e saber, mostrando os ingredientes e técnicas que compõem o prato oficial da cidade enquanto oferece ensinamentos sobre a economia criativa aplicada à gastronomia.

 

Além de diretor, Tales Ordakji, assina a produção executiva e divide o roteiro com Ana Claudia Siqueira. A direção de fotografia é de Ariel Quintela e Lucas Rodrigues. Quintela também é responsável pela montagem e finalização. A direção de produção fica a cargo de Cibele Gonçalves. Walkiria Ordakji atua como social media. A realização é do canal Empreender na Cozinha, Atado no Ato, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e ProAC - Programa de Ação Cultural.

 

Série "MECA SANTISTA – O QUE O PRATO OFICIAL DE SANTOS NOS ENSINA PARA A ECONOMIA CRIATIVA"

Estreia: dia 16 de outubro de 2024, quarta-feira, às 19h

Canal Empreender na Cozinha: https://www.youtube.com/@EmpreendernaCozinhaOficial/

 

Ficha técnica do projeto

Apresentadora e idealização: Ana Claudia Siqueira

Direção: Tales Ordakji

Roteiro: Ana Claudia Siqueira e Tales Ordakji

Direção de fotografia: Ariel Quintela e Lucas Rodrigues

Direção de produção: Cibele Gonçalves

Social Media: Walkiria Ordakji

Montagem e finalização: Ariel Quintela

Produção executiva: Tales Ordakji

 

Realização

Empreender na Cozinha

Atado no Ato

Governo do Estado de São Paulo

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas

ProAC - Programa de Ação Cultural

 

Apoio

Prefeitura de Santos

Santos Film Comission

MISS - Museu da Imagem e Som de Santos

Casa UmMeiaZero

Desenheitudo

 

Patrícia Rabello (11) 98196-9290 

PR| Assessora de Imprensa| Consultoria em Comunicação| Produtora Executiva| Conexões Estratégicas

email: patirabello@uol.com.brpati@patriciarabello.com.br

@patirabello

 

Isidoro B. Guggiana (51) 99923-4383

Assessoria de Imprensa

email: isidoro.guggiana@gmail.com

@isidorobg

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros