Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sábado, 14 de novembro de 2020

LIVES DE HOJE: MARIANA VOLKER, DOBRANDO A CARIOCA E ZÉLIA DUNDAN

 

Lives de hoje: Mariana Volker, Dobrando a Carioca e Zélia Duncan tocam neste sábado

Agenda também traz festival on-line em homenagem a Beethoven e três concertos da Orquestra Petrobras Sinfônica
A cantora Zélia Duncan Foto: Roberto Setton / Divulgação
A cantora Zélia Duncan Foto: Roberto Setton / Divulgação
 

RIO — Muitas casas e espaços de show já retomaram sua programação presencial, com todos os cuidados e protocolos sanitários por conta da pandemia da Covid-19. Mas diversos artistas e festivais seguem realizando apresentações virtuais para aqueles que não se sentem seguros ainda para sair de casa. Sem contar os formatos híbridos, como a cantora Mariana Volker, que toca neste sábado (14/11) na abertura do Somamos Festival, no Teatro Prudential, com espetáculo in loco e transmissão ao vivo pela internet. A seguir, confira uma lista de shows para assistir sem deixar o conforto e a segurança do lar.

 #SalaDigital

A Sala Cecília Meireles exibe neste fim de semana “O ciclo integral das 32 sonatas de Beethoven”, seguindo a comemoração pelos 250 anos de nascimento do compositor alemão. Hoje, a programação inclui exibições virtuais dos pianistas Érika Ribeiro, às 16h, e Eduardo Monteiro, às 19h. Amanhã é a vez de Sergio Monteiro e Pablo Rossi, às 16h e às 19h, respectivamente. No YouTube (/salaceciliameireles).

Dobrando a Carioca

Formado por Guinga, Jards Macalé, Moacyr Luz e Zé Renato, o supergrupo se apresenta direto do palco do Teatro Rifal Refit, sem público na plateia. Em formato vozes e violões, os artistas interpretam composições que marcaram suas carreiras, como “Vapor barato” (Jars Macalé/Waly Salomão), “Picotado” (Guinga), “Anjo da velha guarda” (Aldir Blanc/Moacyr Luz) e “Toada” (Zé Renato/Claudio Nucci/Juca Filho). Às 19h30. A partir de 22,50. O link para a live será recebido após a compra do ingresso, à venda no site da Sympla.

Na TV:Os melhores filmes da quarentena, indicados por críticos de cinema

Mariana Volker

A cantora e compositora leva ao palco reversível do Teatro Prudential espetáculo do disco “Órbita”, lançado no início deste ano, pela abertura do Somamos Festival.

 

— Vou estar com uma banda totalmente nova, só de mulheres, sob direção de Letícia Pires — diz Mariana, que toca acompanhada por Carol Mathias (baixo), Manuella Terra (bateria), Aline Lessa (teclados) e Mikhaila Copello (guitarra). 

A cantora e compositora Mariana Volker Foto: Divulgação
A cantora e compositora Mariana Volker Foto: Divulgação

A cantora garante que “voltar aos palcos vai ser maravilhoso”:

— Estava com muita falta de fazer show e ver o público. Sei que vai ser reduzido, mas muito caloroso. E a transmissão on-line é uma forma de pessoas em outros estados poderem assistir. Estou muito animada, vai ser um show muito festivo, para a gente extravasar essa energia que ficou contida tanto tempo.

Nas próximas semanas, o evento traz Chico Brown (dias 20 e 21), Duda Brack e Chico Chico (22), Theo Bial e Quel (25), Barbara Sut e Luciane Dom (26), Tuim e Pietá (27) e Beraderos (28). Às 20h. R$ 20 (transmissão on-line) e R$ 60 (ingressos apenas pelo site da Sympla). 12 anos.

 

Mônica Salmaso e André Mehmari

Depois de meses realizando concorridas lives caseira com diversos convidados, a cantora Mônica Salmaso se uniu com o pianista e arranjador André Mehmari para fazer um show profissional em estúdio, com toda a infraestrutura de áudio de vídeo. O repertório inclui músicas como “Insensatez” (Tom Jobim/Vinicius de Moraes), “Sinhá” (Chico Buarque/João Bosco), “Camisa amarela” (Ary Barroso) e “Acaçá” (Dorival Caymmi). Às 20h, no YouTube (/monicasalmaso). Ingresso consciente à venda no site da Sympla.

 
 

Orquestra Petrobras Sinfônica

A Opes promove a segunda edição de seu “Festival Online”. A programação, que abriu na quinta, conta com concertos marcantes da companhia. Hoje, a orquestra apresenta o infantil “Arca sinfônica”, às 11h, “Villa de todas as cores”, dedicado à obra de Villa-Lobos, às 16h, e “Série álbuns: Black Album”, com versões sinfônicas para o clássico disco da banda americana de heavy metal Metallica, lançado em 1991. No YouTube (/opesinf).

Com a regência de Felipe Prazeres, a Orquestra Petrobras Sinfônica toca Metallica Foto: Lais Moss / Divulgação
Com a regência de Felipe Prazeres, a Orquestra Petrobras Sinfônica toca Metallica Foto: Lais Moss / Divulgação

Zélia Duncan e Arthur Nogueira

Em live do festival Se Rasgum, dentro da programação da Semana Internacional de Música de São Paulo, a artista niteroiense toca ao lado do cantor e compositor paraense. O roteiro traz o recente single “Dessas manhãs sem amor”, primeira parceria da dupla. Às 18h, no YouTube (/serasgum).


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros