Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quarta, 27 de janeiro de 2021

LILIANE AMORIM: MORTE DA INFLUENCIADORA EM CONSEQUÊNCIA DE UMA LIPOASPIRAÇÃO

 

Morte de influenciadora por consequências de uma lipoaspiração, levanta a questão: até quando mulheres vão perder a vida em busca do 'corpo perfeito'?

Liliane Amorim, de 26 anos, morreu no último domingo por complicações após uma cirurgia plástica. 'As mulheres se colocam em risco dessa forma porque a beleza é um capital e há um mercado muito lucrativo por trás disso', afirma psicanalista que estuda as doenças da beleza há 25 anos
Liliane Amorim tinha 26 anos. A influenciadora morreu no domingo, por complicações causadas por uma lipoaspiração feita no dia 9 de janeiro Foto: Reprodução/Instagram
Liliane Amorim tinha 26 anos. A influenciadora morreu no domingo, por complicações causadas por uma lipoaspiração feita no dia 9 de janeiro Foto: Reprodução/Instagram
 
 

RIO. A morte da influenciadora Liliane Amorim, 26 anos, no último domingo (24), por complicações causadas por uma cirurgia de lipoaspiração, faz um retrato cruel da busca incessante pelo "corpo perfeito" imposta às mulheres, em especial às brasileiras. Essa busca tem suas raízes no patriarcado, que objetifica o corpo feminino, e ganha impulso de um mercado altamente lucrativo num contexto de hiper-exposição nas redes sociais.

Leia tambémO que procedimentos estéticos e cirurgias plásticas dizem sobre racismo no Brasil?

O caso de Liliane não é isolado. Notícias de mulheres mortas após procedimentos estéticos invasivos feitos com pouca ou nenhuma segurança não são raras. E mesmo as intervenções feitas adequadamente apresentam riscos, mas são tratadas de forma cada vez mais banal no discurso médico e no universo das blogueiras, que abordam o assunto como se falassem de uma ida ao dentista ou ao shopping.

Essa busca incessante refletida nos relatos das influenciadoras é da ordem da compulsão, explica a psicanalista Joana Novaes. "Quanto mais a pessoa faz, mais quer fazer e vai banalizando os riscos. Todo risco parece valer a pena", afirma.

Mas como mulheres jovens, magras, dentro de todos os padrões de beleza atuais são levadas a acreditar que seu corpo não é belo o suficiente e que precisam se expor a uma intervenção cirúrgica para ficarem mais definidas?

Novaes, que coordena o Núcleo de Doenças da Beleza da PUC-Rio, afirma que o fenômeno pode ser explicado em dois eixos:

— Tem um caldo cultural que facilita esse fenômeno. Primeiro há uma tradição de ordem histórica, que vem do patriarcado, na qual a mulher está sempre associada ao seu corpo e segunda a qual a beleza é índice de feminilidade — afirma.

Em segundo lugar, há uma nova tradição que se estabelece na sociedade “do consumo e do espetáculo”, em que o valor da imagem “é determinante do caráter”:

— É uma marca mortífera do patriarcado, combinada a características contemporâneas que determinam que o seu valor reside na imagem que você ostenta. A validação que todos nós buscamos agora é encontrada nesse universo das redes sociais, no número de seguidores, nos likes, nos comentários. A beleza virou sinônimo de caráter e de exclusão socialmente validada — diz a psicanalista, e continua:

— Quando estamos mais magros, recebemos uma série de benesses e favorecimentos. A magreza está associada a uma vida mais rica. Quanto mais magro melhor são suas condições no mercado de trabalho, no mercado amoroso. A vida das mulheres é imensamente facilitada pela beleza e, para não amargar essa exclusão, a beleza se torna um capital, uma possibilidade de ascensão social em um país tão desigual como o Brasil. Isso faz com que gurias cada vez mais jovens reproduzam o que essa moça acabou de fazer — reforça. 

Pressão estéticaPor que, em um ano, mais de 80 mil adolescentes fizeram cirurgia plástica no Brasil?

Levada ao extremo, a busca para se encaixar nos padrões pode fazer com que algumas pessoas desenvolvam um transtorno chamado dismorfia corporal.

— É uma percepção delirante do corpo, que está na ordem das adições. A pessoa acredita que sempre tem algo a ser melhorado e que sua aparência é da ordem do intolerável. Aqui não estamos falando de um leve desconforto, mas de sujeitos que podem se cortar, que usam roupas pesadíssimas num verão de 40 graus, pessoas que não comem — explica a psicanalista, ressaltando que não é possível saber se esse era o caso de Liliane, mas que esse tipo de distúrbio é cada vez mais comum.

Novaes pesquisa as chamadas doenças da beleza (distúrbios alimentares e os transtornos  dismórficos corporais) há 25 anos e é categórica em dizer que, apesar dos avanços para a emancipação feminina, a mulher brasileira ainda não foi libertada do seu próprio corpo. Para ela, a situação aqui difere da europeia ou da americana.

— A meu juízo, a apropriação do corpo pela mulher brasileira é limitada, ainda restrita a uma objetificação. Assim como a mulher brasileira não foi liberada do seu corpo, ela também não foi liberada da maternidade. O imaginário social brasileiro ainda é muito arcaico e conservador. Ser mulher no Brasil ainda é muito cruel. A mulher brasileira ainda está presa nas próprias medidas e seu corpo ainda é uma moeda de troca —  diz Novaes.

Ela lembra que o Brasil é o país que mais faz cirurgias plásticas do mundo e exporta tecnologia nesse setor. Além disso, por aqui, as mulheres têm praticamente o dobro de chances de desenvolver um distúrbio alimentar do que a média mundial.

Alexandra Gurgel'Entendi que o problema não era eu ser gorda, mas a sociedade que não estava preparada'

Por trás disso, há um mercado altamente lucrativo, que se beneficia e se alimenta da insatisfação das mulheres com seus corpos. Para Novaes, há ainda um discurso médico que banaliza os riscos das intervenções cirúrgicas estéticas.

A psicanalista avalia que, embora discursos afirmativos com o “body positive” ou contra a gordofobia ganhem cada vez mais força e façam barulho, ainda são proporcionalmente menores se comparados à narrativa hegemônica dos padrões estéticos da indústria da beleza.

— A imagem da mulher bem sucedida ainda é de uma pessoa magra. A mulher poderosa é a mulher bonita, magra. A mulher feia é considerada menos mulher.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros