Ilustre representante da culinária vegana e defensora de uma alimentação sustentável e orgânica, a chef Tati Lund, proprietária do .ORG Bistrô, na Barra, escolheu a jaca como protagonista de sua aula para o Rio Gastronomia. Assista aqui e, lá no final do texto, confira as duas receitas que ela preparou.
- É uma fruta abundante na Mata Atlântica, por isso tem a cara do Rio. Além disso é muito versátil e pode ser usada de forma integral, a gente aproeita a carne, o miolo e o caroço - conta.
No vídeo, Tati ensina duas receitas inspiradas no Natal que têm o ingrediente como base. O “jacalhau” espiritual é inspirado no tradicional prato feito com bacalhau desfiado, cenoura e creme de leite. Na criação de Tati, leva carne de jaca, creme de castanha-de-caju e outros temperinhos, como noz-moscada, ervas frescas e pimenta. Quem quiser uma provinha do original entes de se aventurar em casa, uma dica: o prato estará no menu de Natal que a chef servirá no sábado, dia 19 de dezembro, no seu .Org Bistrô.
Também em vídeo:Nao hara ensina a preparar tartare de atum com sorvete de abacate
Adiante, a cozinheira prepara uma farofa molhadinha usando a semente da fruta, castanha-do-pará, banana, farinha de mandioca e óleo de coco. Enquanto aprende a preparar os pratos, o leitor confere dicas preciosas sobre o uso desta fruta, a montagem dos pratos e possíveis substituições.
O Rio Gastronomia é uma realização do jornal O GLOBO com apresentação do Senac RJ e do Sesc RJ, patrocínio master do Santander, patrocínio de Naturgy e Stella Artois, apoio do Gosto da Amazônia, Água Pouso Alto e Getnet, e parceria do SindRio.
CONFIRA AS RECEITAS
Ingredientes do “Jacalhau de Natal”
Rendimento: 4 porções
- 3 cebolas fatiadas
- 2 dentes de alho picados
- 2 tomates picados
- 1 pimentão vermelho picado (ou, se preferir, um terço de cada cor)
- 2 colheres de sopa de azeitona preta picada
- 1 cenoura ralada
- 300 g de carne de jaca desfiada
- 1/2 tomilho picado
- 1 coentro picado
- 1 salsa picada
- 3 xícaras de leite de castanha-de-caju*
- 1 pitada de noz-moscada
- 2 colheres de sopa de azeite
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo do “jacalhau de Natal”
Refogue a cebola e o alho no azeite até dourar. Junte a jaca, a cenoura, o pimentão e a azeitona. Tempere com sal e a pimenta a gosto e cozinhe até a fruta e os legumes ficarem macios. Misture o leite de castanhas ao refogado e cozinhe até ficar bem cremoso. Desligue o fogo, adicione as ervas e sirva.
Dica da chef: sirva dentro de uma abóbora assada e cubra com uma farofinha de pão.
* Para fazer o leite de castanhas: bata no liquidificador 1 xícara de castanha-de-caju crua com 3 xícaras de água, sal, pimenta e noz-moscada a gosto.
Farofa de banana, cúrcuma e caroço de jaca
Ingredientes
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 2 colheres de sopa de óleo de coco
- 1 colher de sopa de cúrcuma em pó ou fresca
- 2 bananas
- ½ xícara de caroço de jaca
- ½ xícara de castanha-do-pará
- 1 xícara de farinha de mandioca
- 1 maço de ceboulete picada (pode substituir porcebolinha)
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo da farofa
Doure o alho e a cebola no óleo de coco. Junte a cúrcuma e a banana.Deixar dourar. Em seguida, acrescente a farinha, o caroço de jaca e a castanha. Tempere com sal e pimenta a gosto. Mexa por mais três minutos. Desligue o fogo, acrescente a ceboulete e sirva.