Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sexta, 18 de dezembro de 2020

JACA: DUAS RECEITAS VEGANAS - AULA COM A CHEF TATI LUND

 

Duas receitas veganas em que a jaca é a atração principal: assista à aula da chef Tati Lund

A chef e proprietária do .Org Bistrô explora a versatilidade da fruta em vídeo para o Rio Gastronomia
A chef Tati Lund, do .Org, ensina receitas vegetarianas com jaca Foto: Reprodução
A chef Tati Lund, do .Org, ensina receitas vegetarianas com jaca Foto: Reprodução
 

Ilustre representante da culinária vegana e defensora de uma alimentação sustentável e orgânica, a chef Tati Lund, proprietária do .ORG Bistrô, na Barra, escolheu a jaca como protagonista de sua aula para o Rio Gastronomia. Assista aqui e, lá no final do texto, confira as duas receitas que ela preparou.

 

 

- É uma fruta abundante na Mata Atlântica, por isso tem a cara do Rio. Além disso é muito versátil e pode ser usada de forma integral, a gente aproeita a carne, o miolo e o caroço - conta.

No vídeo, Tati ensina duas receitas inspiradas no Natal que têm o ingrediente como base. O “jacalhau” espiritual é inspirado no tradicional prato feito com bacalhau desfiado, cenoura e creme de leite. Na criação de Tati, leva carne de jaca, creme de castanha-de-caju e outros temperinhos, como noz-moscada, ervas frescas e pimenta. Quem quiser uma provinha do original entes de se aventurar em casa, uma dica: o prato estará no menu de Natal que a chef servirá no sábado, dia 19 de dezembro, no seu  .Org Bistrô.

Também em vídeo:Nao hara ensina a preparar tartare de atum com sorvete de abacate

Adiante, a cozinheira prepara uma farofa molhadinha usando a semente da fruta, castanha-do-pará, banana, farinha de mandioca e óleo de coco. Enquanto aprende a preparar os pratos, o leitor confere dicas preciosas sobre o uso desta fruta, a montagem dos pratos e possíveis substituições.

O Rio Gastronomia é uma realização do jornal O GLOBO com apresentação do Senac RJ e do Sesc RJ, patrocínio master do Santander, patrocínio de Naturgy e Stella Artois, apoio do Gosto da Amazônia, Água Pouso Alto e Getnet, e parceria do SindRio.

 
 

CONFIRA AS RECEITAS

Ingredientes do “Jacalhau de Natal”

Rendimento: 4 porções

- 3 cebolas fatiadas

- 2 dentes de alho picados

- 2 tomates picados

- 1 pimentão vermelho picado (ou, se preferir, um terço de cada cor)

- 2 colheres de sopa de azeitona preta picada

- 1 cenoura ralada

- 300 g de carne de jaca desfiada

- 1/2 tomilho picado

- 1 coentro picado

- 1 salsa picada

- 3 xícaras de leite de castanha-de-caju*

- 1 pitada de noz-moscada

- 2 colheres de sopa de azeite

- Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo do “jacalhau de Natal”

Refogue a cebola e o alho no azeite até dourar. Junte a jaca, a cenoura, o pimentão e a azeitona. Tempere com sal e a pimenta a gosto e cozinhe até a fruta e os legumes ficarem macios. Misture o leite de castanhas ao refogado e cozinhe até ficar bem cremoso. Desligue o fogo, adicione as ervas e sirva.

Dica da chef: sirva dentro de uma abóbora assada e cubra com uma farofinha de pão. 

* Para fazer o leite de castanhas: bata no liquidificador 1 xícara de castanha-de-caju crua com 3 xícaras de água, sal, pimenta e noz-moscada a gosto.

Farofa de banana, cúrcuma e caroço de jaca

Ingredientes

- 1 cebola picada

- 1 dente de alho picado

- 2 colheres de sopa de óleo de coco

- 1 colher de sopa de cúrcuma em pó ou fresca

- 2 bananas

- ½ xícara de caroço de jaca

- ½ xícara de castanha-do-pará

- 1 xícara de farinha de mandioca

- 1 maço de ceboulete picada (pode substituir porcebolinha)

- Sal e pimenta a gosto

 

 

Modo de preparo da farofa

Doure o alho e a cebola no óleo de coco. Junte a cúrcuma e a banana.Deixar dourar. Em seguida, acrescente a farinha, o caroço de jaca e a castanha. Tempere com sal e pimenta a gosto. Mexa por mais três minutos. Desligue o fogo, acrescente a ceboulete e sirva.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros