Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo segunda, 13 de dezembro de 2021

GASTRONOMIA: TRADITO DE PIRARUCU NO RIO GASTRONOMIA - RECEITA AZEITADA PARA O VERÃO

 

Receita azeitada para o verão: tiradito de pirarucu no Rio Gastronomia

Lorena Abreu e Marcelo Scofano apresentam espécie de carpaccio do peixe da Amazônia
Lorena Abreu e Marcelo Scofano ensinam a receita de tiradito de pirarucu Foto: Alex Ferro / Agência O Globo
Lorena Abreu e Marcelo Scofano ensinam a receita de tiradito de pirarucu Foto: Alex Ferro / Agência O Globo
 

Quer uma receita leve, refrescante e prática para o verão? Lorena Abreu e Marcelo Scofano, experts em comida saudável e azeites, respectivamente, do Zona Sul, deram a dica perfeita em sua aula no domingo (12) no Auditório Santander Brasil de Saboes do Rio Gastronomia: tiradito de pirarucu, espécie de carpaccio do peixe (não confundir com ceviche!).

Com preço convidativoRio Gastronomia tem dicas de 45 cardápios

Tendo como ingrediente principal o que chamaram de bacalhau amazônico, a dupla aproveitou para incentivar o consumo consciente:

— Nós, como consumidores, temos o dever de olhar para os produtos sustentáveis. O pirarucu da Amazônia não é um peixe de cativeiro, seu manejo sustentável é feito pelas populações ribeirinhas —  defendeu Scofano.

O tiradito de pirarucu: receita leve para o verão que se aproxima Foto: Alex Ferro / Agência O Globo
O tiradito de pirarucu: receita leve para o verão que se aproxima Foto: Alex Ferro / Agência O Globo

 

Lorena aproveitou para sugerir a inclusão do prato na ceia de Natal:

 

—  É perfeito para nosso clima. Sua carne firme e macia é muito versátil. Descobri recentemente que dá até para fazer torresmo com a barriga —  disse a chef, grávida de um menino, Artur.

Garanta seu bilheteSaiba como comprar seu ingresso para a 11ª edição do Rio Gastronomia

Para a receita, eles adicionaram uma emulsão de manga, o que confere uma nota adocicada, gengibre, salsa criola (cebola roxa marinada com azeite, limão, pimenta dedo-de-moça e coentro) e raspas de cítricos (pode ser de limão tahiti, siciliano, laranja, tangerina, o que tiver em casa).

Scofano chamou atenção para a importância da escolha do azeite (para a receita sugere o Andorinha da Bela Gil, de características florais), um alimento ancestral de extrema importância funcional.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros