Quer uma receita leve, refrescante e prática para o verão? Lorena Abreu e Marcelo Scofano, experts em comida saudável e azeites, respectivamente, do Zona Sul, deram a dica perfeita em sua aula no domingo (12) no Auditório Santander Brasil de Saboes do Rio Gastronomia: tiradito de pirarucu, espécie de carpaccio do peixe (não confundir com ceviche!).
Com preço convidativo: Rio Gastronomia tem dicas de 45 cardápios
Tendo como ingrediente principal o que chamaram de bacalhau amazônico, a dupla aproveitou para incentivar o consumo consciente:
— Nós, como consumidores, temos o dever de olhar para os produtos sustentáveis. O pirarucu da Amazônia não é um peixe de cativeiro, seu manejo sustentável é feito pelas populações ribeirinhas — defendeu Scofano.
Lorena aproveitou para sugerir a inclusão do prato na ceia de Natal:
— É perfeito para nosso clima. Sua carne firme e macia é muito versátil. Descobri recentemente que dá até para fazer torresmo com a barriga — disse a chef, grávida de um menino, Artur.
Garanta seu bilhete: Saiba como comprar seu ingresso para a 11ª edição do Rio Gastronomia
Para a receita, eles adicionaram uma emulsão de manga, o que confere uma nota adocicada, gengibre, salsa criola (cebola roxa marinada com azeite, limão, pimenta dedo-de-moça e coentro) e raspas de cítricos (pode ser de limão tahiti, siciliano, laranja, tangerina, o que tiver em casa).
Scofano chamou atenção para a importância da escolha do azeite (para a receita sugere o Andorinha da Bela Gil, de características florais), um alimento ancestral de extrema importância funcional.