Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quinta, 23 de dezembro de 2021

FUTEBOL - OS 4 MELHORES VETERANOS DE 2021

Os 4 melhores veteranos do futebol de 2021

Cristiano Ronaldo, artilheiro do Italiano, lidera lista com jogadores acima dos 34 anos; Chiellini, campeão da Euro com a Itália, aparece logo em seguida na relação que conta com dois brasileiros
 
Ranking do GLOBO ajuda a contar 2021 Foto: Arte

Cristiano Ronaldo, aos 36 anos, está definitivamente naquele grupo de jogadores que são chamados de veteranos. Sem que isso seja uma ofensa. Mas seus números ignoram os efeitos do tempo, e o canto do cisne antes da aposentadoria dá sinais de que será longo, do tamanho da história que o português ainda escreve no futebol. Ele foi escolhido pela equipe de esportes do GLOBO como o maior destaque do futebol mundial com idade acima dos 34 anos. Confira a lista:

Retrospectiva O GLOBO: Os 7 melhores atletas olímpicos de 2021

1. Cristiano Ronaldo (Juventus e Manchester United / Portugal)

O português não conquistou títulos de expressão. Só não passou em branco porque venceu a Copa da Itália. Mas o jogador acumula 45 gols em 2021, mais do que fez em 2019 e 2020. Se a variante Ômicron não atrapalhar, ele ainda terá duas partidas para fazer pelo Manchester United antes da folha do calendário virar.

Seu principal feito foi ter terminado a última edição do Campeonato Italiano no topo da artilharia, à frente de Lukaku, destaque da campeã Internazionale. Pela seleção, iniciou a Eurocopa com a ambição de conquistar o bicampeonato europeu. Mas sua equipe não deu sorte nos cruzamentos. Avançou para as oitavas em um grupo difícil, com Alemanha e França, mas na sequência encontrou a Bélgica. Acabou eliminado, mas seus cinco gols fizeram com que fosse o principal goleador da competição.
Cristiano Ronaldo se recusa a envelhecer em campo Foto: DANIEL LEAL / AFP
Cristiano Ronaldo se recusa a envelhecer em campo Foto: DANIEL LEAL / AFP

 

2. Chiellini (Juventus / Itália)

O zagueiro estava prestes a fazer 37 anos quando capitaneou a Itália na conquista da Eurocopa, um título gigantesco para uma seleção mais do que tradicional, que amargou decadência desde que não se classificou para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018.

A conquista teve sabor de redenção para os da sua geração, marcados pelo fracasso nas Eliminatórias de 2017. Deu a volta por cima ao servir de sustentação para a renovação promovida pelo técnico Roberto Mancini. Na Juventus, conquistou a Copa da Itália, um título de consolação depois de o time perder a hegemonia de nove anos no Italiano.

Chiellini foi o capitão da Itália no título europeu Foto: - / AFP
Chiellini foi o capitão da Itália no título europeu Foto: - / AFP

 

3. Thiago Silva (Chelsea / Brasil)

Tantos anos à frente da zaga do badalado Paris Saint-Germain sem que fosse campeão da Champions parecia indicar que o zagueiro estava fadado a não levantar o troféu de clubes mais importante do mundo. Mas Thiago Silva se transferiu para o Chelsea e teve papel fundamental na conquista, que veio após vitória sobre o favorito Manchester City.

 

Aos 37 anos, mesmo estreante, deu conta do nível da Premier League, principal competição nacional de clubes do mundo. Segue bem também na seleção brasileira. Foi vice-campeão da Copa América e ajudou o Brasil a se classificar com antecedência para a Copa do Qatar. Só não vai ao Mundial em caso de problemas físicos.

Thiago Silva é destaque na liga nacional mais forte do mundo Foto: PETER CZIBORRA / Action Images via Reuters
Thiago Silva é destaque na liga nacional mais forte do mundo Foto: PETER CZIBORRA / Action Images via Reuters

 

4. Hulk (Atlético-MG)

Completa o grupo de veteranos, Hulk. Aos 35 anos, o atacante chegou ao Atlético-MG e, mesmo com o currículo vitorioso na Europa, veio sob desconfiança de parte da torcida, pelo fato de praticamente não ter atuado no futebol brasileiro antes de desbravar o futebol no exterior.

Pois bem: o jogador foi completamente dominante na sua temporada de estreia na terra natal. Foi campeão brasileiro, da Copa do Brasil e do Campeonato Mineiro. Foi também o artilheiro do Brasileiro e da Copa do Brasil. Eleito o melhor jogador da temporada.

Hulk foi o melhor jogador do Brasil em 2021 Foto: DOUGLAS MAGNO / AFP
Hulk foi o melhor jogador do Brasil em 2021 Foto: DOUGLAS MAGNO / AFP
 

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros